O Novo Pacto

O NOVO PACTO

Leitu­ra: Jere­mias 31:31–36

Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daque­les dias, diz o Sen­hor: Por­ei a min­ha lei no seu inte­ri­or, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 

Reflexão

Deus fez um con­cer­to com o seu povo no Sinai, cujos princí­pios, ain­da que espir­i­tu­ais, eram com­preen­di­dos mate­rial­mente. Enquan­to a Igre­ja Mosaica era tem­porária, rece­bera pre­ceitos tem­po­rais; mas a Igre­ja de Jere­mias recebe pre­ceitos espir­i­tu­ais, escritos no coração, e enten­di­dos espiritualmente. 

Como está escrito: “Dizen­do novo Pacto, Ele tornou anti­qua­do o primeiro. E o que se tor­na anti­qua­do e envel­hece per­to está de desa­pare­cer.” Hb 8:13. Porém, o novo Pacto per­manece para sem­pre. A pro­fe­cia de Jere­mias cumpriu-se quan­do alguns judeus aceitaram Jesus como seu Mes­sias e expandi­ram o judaís­mo na Igre­ja Cristã.

O Espíri­to San­to escreve em nos­sos corações com letras de fogo o ver­bo ‘amar’ de modo a poder­mos cumprir a lei. Porque “o amor não faz mal ao próx­i­mo. Pois o amor é o cumpri­men­to da lei.” O amor é sofre­dor, é benig­no; o amor não é inve­joso; o amor não se van­glo­ria, não se ensoberbece.” 

O povo de Deus ama e o seu amor jamais aca­ba, porque Deus é amor, e o amor é Deus connosco. Quem ama de ver­dade, com acções práti­cas, tem Deus e conhece‑o ver­dadeira­mente. Um dia todos O con­hecerão des­ta for­ma e haverá paz na terra.

Oração

Meu Sen­hor, gra­va a Tua lei no meu coração de for­ma que eu pos­sa amar até os meus inimi­gos, a deste modo con­tribuir para a edi­fi­cação do Teu reino. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »