O NOVO PACTO
Leitura: Jeremias 31:31–36
“Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”
Reflexão
Deus fez um concerto com o seu povo no Sinai, cujos princípios, ainda que espirituais, eram compreendidos materialmente. Enquanto a Igreja Mosaica era temporária, recebera preceitos temporais; mas a Igreja de Jeremias recebe preceitos espirituais, escritos no coração, e entendidos espiritualmente.
Como está escrito: “Dizendo novo Pacto, Ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece perto está de desaparecer.” Hb 8:13. Porém, o novo Pacto permanece para sempre. A profecia de Jeremias cumpriu-se quando alguns judeus aceitaram Jesus como seu Messias e expandiram o judaísmo na Igreja Cristã.
O Espírito Santo escreve em nossos corações com letras de fogo o verbo ‘amar’ de modo a podermos cumprir a lei. Porque “o amor não faz mal ao próximo. Pois o amor é o cumprimento da lei.” O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece.”
O povo de Deus ama e o seu amor jamais acaba, porque Deus é amor, e o amor é Deus connosco. Quem ama de verdade, com acções práticas, tem Deus e conhece‑o verdadeiramente. Um dia todos O conhecerão desta forma e haverá paz na terra.
Oração
Meu Senhor, grava a Tua lei no meu coração de forma que eu possa amar até os meus inimigos, a deste modo contribuir para a edificação do Teu reino. Amém.