Leitura: Gálatas 3:20–29
“Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” (vv. 28,29)
Reflexão
Deus fez promessas a Abraão e sua descendência na condição de serem fiéis ao pacto realizado entre ambos. Ora, visto que isso não aconteceu por parte do povo de Israel, o efeito das promessas foi alargado aos gentios mediante a fé no Senhor Jesus Cristo. Enquanto no início foi considerada a fé de Abraão, agora Deus toma em consideração a fé de cada indivíduo. Sem ter anulado o pacto feito com o seu povo, o Senhor renovou‑o com uma alínea que beneficia todos os que são da fé sem discriminação de raça, cor ou sexo.
Não é isto um grande privilégio, o facto dos gentios serem incluídos na grande família de Abraão mediante a fé em Cristo?! Sem dúvida que sim. Pois, enquanto uns nascem sob a lei para viverem submissos à lei, outros nascem pela fé para serem submissos à fé. E todos temos o mesmo Mediador que intercede por nós perante Deus, Jesus. Portanto, não vivamos no pecado, mas se alguém pecar temos um advogado perante o Pai. Ele nos garante a esperança nas promessas por meio da fé.
Finalmente, a lei é boa pelo facto de nos instruir e conduzir a Cristo, a fim de vivermos pela fé no Seu sacrifício, que pagou a nossa culpa. Embora a lei continue a ser útil para instrução, os que são da fé realizam as obras da fé, em nome de Jesus, com promessa de bem-aventurança. Agora somos, não somente descendência de Abraão, mas também filhos de Deus com direito à Sua herança.
Oração: Obrigado/a meu Pai do céu por ser Teu filho com direito às promessas feitas a Abraão. Ajuda-me a ser fiel na fé. Amém.