Leitura: Mateus 17:14–20
“… em verdade vos digo que se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.” (v. 20)
Reflexão
Todos nós passamos por dificuldades que às vezes nos parecem montanhas intransponíveis. Foi o caso do homem da nossa leitura, cujo filho sofria de epilepsia e não era curado por falta de fé. Em relação à fé geralmente ouvimos dizer: “ver para crer”. Mas, segundo a Bíblia, a ordem é “crer para ver”. Pois, sem fé é impossível agradar a Deus. E, quando lhe agradamos seremos atendidos. “… porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”
Certa vez Jesus impôs as mãos sobre um cego e perguntou-lhe se via alguma coisa. Ele respondeu que via homens como árvores andando. E recolocando as mãos nos seus olhos, o homem passou a ver as coisas com nitidez. (cf. Mc 8:24,25). Observamos, neste incidente, que houve desenvolvimento gradual na recuperação da vista. A sua fé foi despertada mediante as palavras e o toque do Senhor, começando ele a ver uma imagem desfocada. Nem sempre recebemos tudo numa só vez; estejamos preparados para melhoras graduais.
Todavia, devemos considerar que não é grande fé que move montanhas, mas a nossa fé no poder de Deus. Jesus assemelhou esta fé a um grão de mostarda que, caindo na terra, produz o seu efeito com multiplicação de sementes. Ora, tudo isto é devido ao poder de Deus, que não conhece impossíveis. Noutra ocasião, o Senhor questionou Marta com estas palavras: “Não te disse que se creres verás a glória de Deus?”
Oração: Perdoa, Senhor, a minha incredulidade. Ajuda-me e tira partido da minha fé. Amém.