Written on Outubro 3rd, 2007 by Constantino Ferreira
Ossos secos
Ezequiel 36,37
“Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos… Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos?”
Questão
A quem se referem estes ossos? A todos os gentios, aos cristãos, ou a Israel? Descobrimos a resposta pelo contexto bíblico.
Contexto bíblico
Introdução: Estes ossos secos simbolizam a morte de Israel como nação livre, após ser levada para o cativeiro por Assíria e Babilónia. Seria possível esses ossos secos voltarem a ter vida? O profeta afirmou que sim, e Deus confirmou a sua palavra fazendo-os regressar à terra da promessa. Claro, a Igreja também tem esperança no lar prometido. Mas haverá esperança para Israel?
Desenvolvimento
I. 36:16–21 – O pecado da idolatria maculou-os e afastou-os de Deus
a) Israel perdeu a nacionalidade por causa do seu pecado
b) Israel perdeu a terra prometida por causa da desobediência.
II. 36:22–38 – Deus prometeu limpá-los e restaurá-los
a) Deus levantou Ciro com essa finalidade, Isaías 45
b) Ciro foi inspirado a agir em conformidade com Deus
III. 37:1–14 – Deus deu a visão da restauração de Israel à terra prometida
a) Isto aconteceu com o regresso sob Zorobabel, Esdras e Neemias
b) Saída por três vezes. Regresso por três vezes.
IV. 37:15–28 – Deus prometeu a Israel o descendente de David como pastor e rei
a) Isso cumpriu-se em Jesus, apresentado como rei eterno: Lc 1:32,33 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
b) Ele próprio confessou-se como o bom pastor. Mt 9:36 – Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.
Jo 10:11 – Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
V. O descendente de David foi rejeitado como pastor e rei
a) Lc 17:25 – Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração.
b) At 5:30,31 – O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo‑o no madeiro; sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados.
VI. Apesar disso, Israel recuperou a nacionalidade em 1948.
a) Mas terão problemas até que digam: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.
b) Profecia: Lc 13:35 – Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Conclusão
Aqueles ossos sem vida referem-se à nação israelita, que perdeu a nacionalidade ao ser levada para o cativeiro. Todavia, Deus prometeu restaurá-los e conceder-lhes vida nova e espírito novo. O cumprimento profético depende da aceitação do Messias Jesus. E, assim como Israel ressuscitou nacionalmente, os cristãos ressuscitarão igualmente em corpos gloriosos como nação santa.
Both comments and pings are currently closed.