Leitura: Actos 17:22–30
“Porque passando eu e observando os objectos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que eu vos anuncio.” (v. 23)
Reflexão
Antes de Jesus ninguém tinha contemplado a forma de Deus. Foi Ele que O revelou ao mundo na Sua verdadeira essência. Assegurou a Filipe que quem o via a ele via o Pai, que estava nele. Além disso, o Senhor disse ainda que Deus é espírito e que importa adorá-lo em espirito e verdade. Ele é espírito, infinito, eterno e poderoso, capaz de criar todas as coisas visíveis e invisíveis.
Deus é conhecido pela Sua santidade. Ele é puro, imaculado, e separado do pecado. É tão puro de olhos que nem sequer pode contemplar o mal. Ele afasta-se dos lugares onde haja promiscuidade, pois não pode misturar-se na confusão da imoralidade. Os Seus pensamentos, cuja origem está no Seu eterno e infalível amor, são sempre puros. Ele é santo, puro de sentimentos e pensamentos.
Deus é conhecido pela Sua justiça. Ele não faz acepção de pessoas no tratamento. O Senhor julga correctamente e pode justificar ou condenar conforme a recta justiça. Ele é sábio bastante para não se deixar influenciar por hipocrisias bem dissimuladas. Deus é conhecido através das Suas acções justas e amorosas.
Deus é conhecido pelo Seu amor. Ele sente compaixão e tem prazer em perdoar os pecados. O Seu interesse é que todos vivam eternamente. Além disso, Ele é o verdadeiro provedor que satisfaz as nossas necessidades. Deus é ainda conhecido pela Sua paz, que é bem diferente da que o mundo oferece.
Oração: Agradeço, meu Deus, por Te revelares a mim pobre pecador. Ajuda-me a viver em amor, justiça e paz. Amém.