“Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:3
Questão
Devido à interpretação errada desta frase, existente ainda nalgumas Bíblias, foi, durante muito tempo, desencorajado o estudo, e até o muito saber, porque podia ensoberbecer as pessoas.
A frase “não saiba mais do que convém” é melhor traduzida “não exagere no conceito que faz de si próprio”. O contexto posterior confirma que esta era a ideia do apóstolo. Ler Romanos 12:1–8. Ali diz que cada cristão tem a sua função específica no reino de Deus, como membros do mesmo corpo. E, os membros do corpo são de valor semelhante conforme está escrito.
O verbo grego “uperfronein” no versículo três significa: exagerar no conceito que alguém faz de si próprio; possuir sentimento elevado da sua dignidade pessoal.
Contexto bíblico
1 Co 12:18 “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.” Por isso, ninguém se deve julgar superior ao seu irmão, porque faz parte do mesmo corpo. Assim como não deve dispensar o seu irmão pelo facto de não precisar dele, como está escrito em 1 Co 12:21: “E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.”
“Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros.” (1 Co 12:22–25).
“Por esta razão, também nós, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;” (Cl 1:9). Segundo este trecho, ninguém deve gloriar-se da sua própria sabedoria, em contraste com a ignorância do seu irmão, mas deve gloriar-se no seu irmão como membro do mesmo corpo, não o comparando a si mesmo.
“A palavra de Cristo habite em vós ricamente em toda a sabedoria;” (Cl 3:16). O conhecimento da palavra de Deus faz de nós pessoas sábias e moderadas em todos os aspectos da vida espiritual e social.
Aprendamos com o exemplo de nosso Senhor, que disse: “Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro e não há nele injustiça.” (Jo 7:18). Eu não busco a minha glória; há quem a busque e julgue. (Jo 8:50). Por isso Ele está exaltado, porque primeiro humilhou-se até à forma de escravo.
O apóstolo Pedro aconselha os cristãos desta maneira: “Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai o rei.” (1 Pd 2:17). E o conselho de Tiago é este: “Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Mas, se fazeis acepção de pessoas cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores. Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.” (Tg 2:8–10).
Conclusão
Por conseguinte, a verdade a este respeito é que ninguém exagere no conceito que faz de si mesmo. Isto não significa desprezar a nossa personalidade, ou as nossas capacidades inatas; é antes um conselho sábio sobre a conveniência de pensar nisso com moderação, porque aquele que se exalta será humilhado, mas aquele que se humilha será exaltado. E a humildade aconselha-nos a honrar a todos.