“Assim diz o Senhor Jeová: Ai das que cosem almofadas para todos os sovacos e que fazem travesseiros para cabeça de toda estátua para caçarem as almas.” (Almeida Revista e Corrigida). Ezequiel 13.18
Outras versões
“Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas!” (Almeida Actualizada).
“Y di: Así ha dicho el Señor Jehová: Ay de aquellas que cosen almohadillas á todos codos de manos, y hacen veletes sobre la cabeza de toda edad para cazar las almas!” (Castelhana, de Reina e Valera).
“Thus sayth the Lorde God, Woe vnto the women that sowe pillowes vnder al arme holes, and make vailes vpon the head of euery one that standeth vp, to hunt soules.” (inglês antigo, versão de Geneva).
Questão
Para descobrirmos o verdadeiro sentido observemos as línguas originais.
Tradução do texto hebraico
tecem, cosem
coberturas para = rendas cosidas
cotovelos mãos = (do cotovelo à mão = manga)
longos véus
para cabeça
todo tamanho
para desviar (caçar)
as almas.
Tradução do texto grego
Assim diz o Senhor: Ai das que
fabricam rendas
para toda a manga
e fazem véus
para toda cabeça de toda idade
para desviar as almas.
Observando o contexto
Comparando o texto de Ezequiel 13.3,4 com o de Jeremias 23.1,2 chegamos à conclusão que Ezequiel usou uma profecia bem conhecida para enfatizar a sua mensagem e aplicá-la aos seus companheiros no exílio:
1. “Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio coração. Os teus profetas, ó Israel, têm sido como raposas nos desertos” (Ezequiel).
2. “Ai dos pastores que destruem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas acções, diz o Senhor” (Jr 23:1,2 ).
3. “Portanto, sim, porquanto desviaram o meu povo, dizendo: Paz, paz; e não há paz; e quando se edifica uma parede, eis que a rebocam com argamassa fraca” (Ez 13:10)
4. “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas!” (Ez 13.18).
Conclusão
Primeiramente há uma acusação aos líderes de Israel, assim como aos falsos profetas, porque não protegem o povo, antes descuidam a sua missão protectora, exemplificado com a edificação sem argamassa forte para unir as pedras. Desta forma o edifício depressa ruirá.
Depois refere-se às profetisas, que fabricavam utensílios de adorno para os punhos das mangas e para a cabeça de toda a gente, a fim de agradarem e atraírem as mulheres a seguir a sua mensagem enganosa. Dessa forma o povo era desviado do verdadeiro caminho traçado por Deus.
Tanto eles como elas diziam que ouviam e viam a mensagem de Deus, mas o Senhor diz através do profeta que Ele não os tinha chamado para tal função e que não ouviam nem viam nada da Sua parte. Eram somente imaginações do seu pensamento. Por isso considerava-os falsos profetas e mentirosos.
Somente o profeta que vive de acordo com o Coração de Deus fala conforme com a Palavra de Deus. Esse é o verdadeiro profeta, o mensageiro enviado e inspirado pelo Senhor para transmitir o seu recado ao povo necessitado.
Além disso, o povo deve, também, examinar tanto o carácter como o ambiente em que se move o profeta a fim de reconhecer o seu real interesse.