Os ornamentos em Ezequiel

Assim diz o Sen­hor Jeová: Ai das que cosem almo­fadas para todos os sova­cos e que fazem trav­es­seiros para cabeça de toda está­tua para caçarem as almas.” (Almei­da Revista e Cor­rigi­da). Eze­quiel 13.18

Out­ras versões 

Assim diz o Sen­hor Deus: Ai das que cosem pul­seiras mág­i­cas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pes­soas de toda estatu­ra para caçarem as almas!” (Almei­da Actualizada).

Y di: Así ha dicho el Señor Jehová: ­Ay de aque­l­las que cosen almo­hadil­las á todos codos de manos, y hacen veletes sobre la cabeza de toda edad para cazar las almas!” (Castel­hana, de Reina e Valera).

Thus sayth the Lorde God, Woe vnto the women that sowe pil­lowes vnder al arme holes, and make vailes vpon the head of euery one that standeth vp, to hunt soules.” (inglês anti­go, ver­são de Geneva).

Questão

Para desco­brir­mos o ver­dadeiro sen­ti­do observe­mos as lín­guas originais.

Tradução do texto hebraico
tecem, cosem
cober­turas para = ren­das cosidas
cotove­los mãos = (do cotovelo à mão = manga)
lon­gos véus
para cabeça
todo tamanho
para desviar (caçar)
as almas.

Tradução do texto grego
Assim diz o Sen­hor: Ai das que

fab­ri­cam rendas
para toda a manga
e fazem véus
para toda cabeça de toda idade
para desviar as almas.

Obser­van­do o contexto

Com­para­n­do o tex­to de Eze­quiel 13.3,4 com o de Jere­mias 23.1,2 cheg­amos à con­clusão que Eze­quiel usou uma pro­fe­cia bem con­heci­da para enfa­ti­zar a sua men­sagem e aplicá-la aos seus com­pan­heiros no exílio:

1. “Assim diz o Sen­hor Deus: Ai dos pro­fe­tas insen­satos, que seguem o seu próprio coração. Os teus pro­fe­tas, ó Israel, têm sido como raposas nos deser­tos” (Eze­quiel).
2. “Ai dos pas­tores que destruem e dis­per­sam as ovel­has do meu pas­to, diz o Sen­hor. Por­tan­to assim diz o Sen­hor, o Deus de Israel, acer­ca dos pas­tores que apas­cen­tam o meu povo: Vós dis­per­sastes as min­has ovel­has, e as afu­gen­tastes, e não as vis­i­tastes. Eis que vis­itarei sobre vós a mal­dade das vos­sas acções, diz o Sen­hor” (Jr 23:1,2 ).
3. “Por­tan­to, sim, porquan­to desviaram o meu povo, dizen­do: Paz, paz; e não há paz; e quan­do se edi­fi­ca uma parede, eis que a rebo­cam com arga­mas­sa fra­ca” (Ez 13:10)
4. “Assim diz o Sen­hor Deus: Ai das que cosem pul­seiras mág­i­cas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pes­soas de toda estatu­ra para caçarem as almas!” (Ez 13.18).

Con­clusão

Primeira­mente há uma acusação aos líderes de Israel, assim como aos fal­sos pro­fe­tas, porque não pro­tegem o povo, antes des­cuidam a sua mis­são pro­tec­to­ra, exem­pli­fi­ca­do com a edi­fi­cação sem arga­mas­sa forte para unir as pedras. Des­ta for­ma o edifí­cio depres­sa ruirá.

Depois ref­ere-se às pro­feti­sas, que fab­ri­cavam uten­sílios de adorno para os pun­hos das man­gas e para a cabeça de toda a gente, a fim de agradarem e atraírem as mul­heres a seguir a sua men­sagem enganosa. Dessa for­ma o povo era desvi­a­do do ver­dadeiro cam­in­ho traça­do por Deus.

Tan­to eles como elas diziam que ouvi­am e viam a men­sagem de Deus, mas o Sen­hor diz através do pro­fe­ta que Ele não os tin­ha chama­do para tal função e que não ouvi­am nem viam nada da Sua parte. Eram somente imag­i­nações do seu pen­sa­men­to. Por isso con­sid­er­a­va-os fal­sos pro­fe­tas e mentirosos.

Somente o pro­fe­ta que vive de acor­do com o Coração de Deus fala con­forme com a Palavra de Deus. Esse é o ver­dadeiro pro­fe­ta, o men­sageiro envi­a­do e inspi­ra­do pelo Sen­hor para trans­mi­tir o seu reca­do ao povo necessitado.

Além dis­so, o povo deve, tam­bém, exam­i­nar tan­to o carác­ter como o ambi­ente em que se move o pro­fe­ta a fim de recon­hecer o seu real interesse.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »