Satanás a cair do céu

Eu via Satanás a cair do céu como um raio.” Lucas 10:18

 Lc 10:17,18 – Os seten­ta e dois dis­cípu­los voltaram muito con­tentes e diziam: “Sen­hor, até os espíri­tos maus nos obe­de­cem quan­do falam­os em teu nome.” Jesus respon­deu-lhes: “Eu via Satanás a cair do céu como um raio.”

Questão

Jesus via Satanás cain­do ou caí­do? Observe­mos o tex­to grego translit­er­a­do:  eipen de autois etheôrun ton satanan ôs astra­pan ek tou oura­nou pesonta.

Gramáti­ca

Jesus via “etheôrun” ou esta­va obser­van­do a que­da de Satanás. Ele no pas­sa­do e o reino no pre­sente. O aoris­to grego “peson­ta” é car­ac­ter­i­za­do pela ênfase na acção pon­til­iar; isto é, o con­ceito do ver­bo é con­sid­er­a­do sem olhar a pas­sa­do, pre­sente, ou futuro. Somente ref­ere a qual­i­dade da acção. Neste tre­cho o aoris­to é con­sta­ti­vo e pon­til­iar. Mar­ca a que­da instan­tânea como raio: “Eu via Satanás como relâm­pa­go caí­do do céu”.

John Wes­ley diz:

18. Eu obser­va­va satanás — Isto é, quan­do vocês foram eu via o reino de Satanás, que esta­va alta­mente exal­ta­do, veloz e instan­ta­nea­mente der­ruba­do Godet diz:

Enquan­to vocês expul­savam os sub­or­di­na­dos, eu con­tem­pla­va a que­da do Mestre”.

 Mar­vin R. Vincent :

18. Eu con­tem­pla­va (etheôrun). O ver­bo deno­ta con­tem­plação con­tínua dum objec­to que per­manece diante do espectador.

Isaías 14:

12 Como caíste do céu, ó estrela da man­hã, fil­ha da alva! Como fos­te lança­do por ter­ra tu que pros­travas as nações!

Eze­quiel 28:

15 Per­feito eras nos teus cam­in­hos, des­de o dia em que fos­te cri­a­do, até que em ti se achou iniq­uidade. 16 Pela abundân­cia do teu comér­cio o teu coração se encheu de vio­lên­cia, e pecaste; pelo que te lan­cei, pro­fana­do, fora do monte de Deus, e o queru­bim da guar­da te expul­sou do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua for­mo­sura, cor­rompeste a tua sabedo­ria por causa do teu resplen­dor; por ter­ra te lan­cei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

Math­ew Hen­ry – Comen­tário ao tex­to de Lucas 10:17–24: “Todas as vitórias sobre satanás são obti­das pelo poder deriva­do de Jesus Cristo, e ele deve rece­ber todo o lou­vor. Por isso, acautele­mo-nos de orgul­ho espir­i­tu­al, o qual tem sido a destru­ição de muitos. Nos­so Sen­hor regoz­i­ja­va-se na expec­ta­ti­va de sal­vação de muitas almas… nes­sa hora em que via a que­da de satanás e ouvia do grande suces­so dos seus min­istros, nes­sa hora Jesus regoz­i­ja­va-se. Ele sem­pre resis­tiu aos orgul­hosos e deu graça aos humildes.”

Con­clusão

Jesus via em cada demónio expul­so a com­pro­vação real da que­da de satanás e a edi­fi­cação do reino de Deus.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »