“Eu via Satanás a cair do céu como um raio.” Lucas 10:18
Lc 10:17,18 – Os setenta e dois discípulos voltaram muito contentes e diziam: “Senhor, até os espíritos maus nos obedecem quando falamos em teu nome.” Jesus respondeu-lhes: “Eu via Satanás a cair do céu como um raio.”
Questão
Jesus via Satanás caindo ou caído? Observemos o texto grego transliterado: eipen de autois etheôrun ton satanan ôs astrapan ek tou ouranou pesonta.
Gramática
Jesus via “etheôrun” ou estava observando a queda de Satanás. Ele no passado e o reino no presente. O aoristo grego “pesonta” é caracterizado pela ênfase na acção pontiliar; isto é, o conceito do verbo é considerado sem olhar a passado, presente, ou futuro. Somente refere a qualidade da acção. Neste trecho o aoristo é constativo e pontiliar. Marca a queda instantânea como raio: “Eu via Satanás como relâmpago caído do céu”.
John Wesley diz:
18. Eu observava satanás — Isto é, quando vocês foram eu via o reino de Satanás, que estava altamente exaltado, veloz e instantaneamente derrubado Godet diz:
“Enquanto vocês expulsavam os subordinados, eu contemplava a queda do Mestre”.
Marvin R. Vincent :
18. Eu contemplava (etheôrun). O verbo denota contemplação contínua dum objecto que permanece diante do espectador.
Isaías 14:
12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
Ezequiel 28:
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. 16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Mathew Henry – Comentário ao texto de Lucas 10:17–24: “Todas as vitórias sobre satanás são obtidas pelo poder derivado de Jesus Cristo, e ele deve receber todo o louvor. Por isso, acautelemo-nos de orgulho espiritual, o qual tem sido a destruição de muitos. Nosso Senhor regozijava-se na expectativa de salvação de muitas almas… nessa hora em que via a queda de satanás e ouvia do grande sucesso dos seus ministros, nessa hora Jesus regozijava-se. Ele sempre resistiu aos orgulhosos e deu graça aos humildes.”
Conclusão
Jesus via em cada demónio expulso a comprovação real da queda de satanás e a edificação do reino de Deus.