A IMAGEM DE DEUS

CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA III

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mul­her os criou.” (Gén. 1:27) “E for­mou o SENHOR Deus o homem do pó da ter­ra, e soprou em suas nar­i­nas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gén. 2:7)

Para for­mar o homem, Deus tomou do pó da ter­ra e, amas­san­do com água, obteve uma figu­ra per­fei­ta. Depois soprou nela e foi com­ple­ta­da com o Espíri­to de Deus, adquirindo a sua semelhança.

Como Deus é rep­re­sen­ta­do por alef (a) tam­bém o homem o é. A palavra hebraica lA (El) sig­nifi­ca Deus, e ‚dA (Adam) sig­nifi­ca homem, assim como hmda (adamáh) sig­nifi­ca ter­ra . As três con­têm a letra alef (a) e o sig­nifi­ca­do de que o homem rep­re­sen­ta Deus. Porém, como resul­ta­do da que­da no peca­do, o homem perdeu a imagem div­ina. Dig­amos que perdeu alef (a) e ficou reduzi­do a dam (,d) que sig­nifi­ca sangue. O homem ficou sem Deus e reduzi­do à sua própria substância.

Em Géne­sis 2:23 está escrito: “E disse Adão: Esta é ago­ra osso dos meus ossos, e carne da min­ha carne; esta será chama­da mul­her hwa (isha), porquan­to do homem wya (ish) foi toma­da.” (Gén 2:23). Observe-se que ambas pos­suem a letra a (alef) no iní­cio. Isto sig­nifi­ca que Deus deve ter o primeiro lugar na vida do homem e da mul­her. O primeiro man­da­men­to, pois, é amar a Deus com todo o coração, alma e forças. 

Vis­to os dois nomes terem per­di­do o a (alef) ficou sim­ples­mente wy, que sig­nifi­ca sub­stân­cia, e o Homem voltou à sua mera sub­stân­cia. Paulo escreveu em Efé­sios 4:13 o seguinte: “Até que todos chegue­mos à unidade da fé, e ao con­hec­i­men­to do Fil­ho de Deus, a homem per­feito, à medi­da da estatu­ra com­ple­ta de Cristo.” Jesus veio traz­er a essên­cia div­ina (a) que tin­ha sido per­di­da no princí­pio. Por isso tam­bém está escrito que “se alguém está em Cristo é uma nova criatu­ra”, que voltou à posição ini­cial e foi jus­ti­fi­ca­do como se nun­ca tivesse pecado.

Em con­clusão, vamos obser­var algu­mas palavras onde se diz que Deus é fogo, ver­dade, luz e amor. “Porque o Sen­hor vos­so Deus é um fogo con­sum­i­dor, um Deus zeloso.” (Deut. 4:24). A palavra fogo escreve-se tam­bém com a (alef) no iní­cio, que é escri­ta wa. O fogo rep­re­sen­tou Deus no Sinai, em for­ma de sarça, per­ante Moisés. E lín­guas de fogo rep­re­sen­taram o Espíri­to de Deus, per­ante os primeiros dis­cípu­los, no dia de Pentecostes. 

Out­ra palavra encon­tra-se em Deut. 32:4 que diz: “Deus é a ver­dade, e não há nele injustiça; jus­to e rec­to é.” Uma for­ma da palavra ver­dade é hnvma (emu­na) deriva­da de ]ma (amen), onde aparece a letra a (alef) no iní­cio. E out­ra é tma (amet) con­tendo tam­bém alef. A ver­dade faz parte do carác­ter de Deus, e igual­mente dos seus fil­hos. Que cada um, como rep­re­sen­tante de Deus, fale a ver­dade com o seu próximo.

As out­ras duas vêm na 1ª Epís­to­la de João que diz: “Deus é luz, e não há nele trevas nen­hu­mas.” (1 João 1:5). Neste caso luz escreve-se tam­bém com três letras, rvA (ôr). Como obser­va­mos, Deus é tam­bém rep­re­sen­ta­do pela luz. E, final­mente, o que está em 1ª João 4:8: “Aque­le que não ama não con­hece Deus, porque Deus é amor.” A palavra amor em hebraico é hbha (acha­va), ten­do tam­bém a (alef) no iní­cio, e com o mes­mo sig­nifi­ca­do do grego ágape (agaph). É, porém, o amor o maior rep­re­sen­tante de Deus na ter­ra e a mel­hor maneira de o tornar conhecido. 

Esta é a ver­dadeira imagem de Deus, que deve ser reflec­ti­da por seus fil­hos com este modo de vida. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »