CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA III
“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gén. 1:27) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gén. 2:7)
Para formar o homem, Deus tomou do pó da terra e, amassando com água, obteve uma figura perfeita. Depois soprou nela e foi completada com o Espírito de Deus, adquirindo a sua semelhança.
Como Deus é representado por alef (a) também o homem o é. A palavra hebraica lA (El) significa Deus, e ‚dA (Adam) significa homem, assim como hmda (adamáh) significa terra . As três contêm a letra alef (a) e o significado de que o homem representa Deus. Porém, como resultado da queda no pecado, o homem perdeu a imagem divina. Digamos que perdeu alef (a) e ficou reduzido a dam (,d) que significa sangue. O homem ficou sem Deus e reduzido à sua própria substância.
Em Génesis 2:23 está escrito: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher hwa (isha), porquanto do homem wya (ish) foi tomada.” (Gén 2:23). Observe-se que ambas possuem a letra a (alef) no início. Isto significa que Deus deve ter o primeiro lugar na vida do homem e da mulher. O primeiro mandamento, pois, é amar a Deus com todo o coração, alma e forças.
Visto os dois nomes terem perdido o a (alef) ficou simplesmente wy, que significa substância, e o Homem voltou à sua mera substância. Paulo escreveu em Efésios 4:13 o seguinte: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Jesus veio trazer a essência divina (a) que tinha sido perdida no princípio. Por isso também está escrito que “se alguém está em Cristo é uma nova criatura”, que voltou à posição inicial e foi justificado como se nunca tivesse pecado.
Em conclusão, vamos observar algumas palavras onde se diz que Deus é fogo, verdade, luz e amor. “Porque o Senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso.” (Deut. 4:24). A palavra fogo escreve-se também com a (alef) no início, que é escrita wa. O fogo representou Deus no Sinai, em forma de sarça, perante Moisés. E línguas de fogo representaram o Espírito de Deus, perante os primeiros discípulos, no dia de Pentecostes.
Outra palavra encontra-se em Deut. 32:4 que diz: “Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e recto é.” Uma forma da palavra verdade é hnvma (emuna) derivada de ]ma (amen), onde aparece a letra a (alef) no início. E outra é tma (amet) contendo também alef. A verdade faz parte do carácter de Deus, e igualmente dos seus filhos. Que cada um, como representante de Deus, fale a verdade com o seu próximo.
As outras duas vêm na 1ª Epístola de João que diz: “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” (1 João 1:5). Neste caso luz escreve-se também com três letras, rvA (ôr). Como observamos, Deus é também representado pela luz. E, finalmente, o que está em 1ª João 4:8: “Aquele que não ama não conhece Deus, porque Deus é amor.” A palavra amor em hebraico é hbha (achava), tendo também a (alef) no início, e com o mesmo significado do grego ágape (agaph). É, porém, o amor o maior representante de Deus na terra e a melhor maneira de o tornar conhecido.
Esta é a verdadeira imagem de Deus, que deve ser reflectida por seus filhos com este modo de vida. Amém.