“Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ardente ira, para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores. Isaías 13:9
Questão
A expressão ‘dia do Senhor’ aparece vinte e cinco vezes desde Isaías até ao Apocalipse. Importa saber o significado real em todas essas narrativas. Para isso, observemos as diversas narrativas bíblicas relacionadas com a dita expressão.
Contexto bíblico
Ao examinar as referidas citações bíblicas, concluímos que a dita expressão ‘dia do Senhor’ tem pelo menos quatro sentidos diferentes, cujos exemplos seguem abaixo. Primeiramente, digamos que ‘o dia do Senhor’ representa duas opções e dois destinos. Tanto significa dia de salvação, como dia de condenação. Isto é, o tempo de castigo para uns é, ao mesmo tempo, de salvação para outros, tal como aconteceu no tempo de Noé. Houve condenação e destruição para os desobedientes, e, ao mesmo tempo, salvação e vida para os obedientes. No mesmo dia uns entrarão no céu, enquanto outros serão rejeitados ali, conforme a narrativa de Mateus: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” (Mt 25:34). “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;” (Mt 25:41). “E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mt 25:46). Eis alguns exemplos bíblicos:
1. Dia de castigo para Babilónia, que oprimia o povo de Deus: “Uivai, porque o dia do Senhor está perto; virá do Todo-Poderoso como assolação… Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores.” (Is 13:6,9).
2. No mesmo dia do Senhor haverá salvação para Israel: “Naquele dia o Senhor padejará o seu trigo desde as correntes do Rio, até o ribeiro do Egipto; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um. E naquele dia se tocará uma grande trombeta; e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egipto tornarão a vir; e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém.” (Is 27:12,13).
3. O dia do Senhor é também conotado com o dia de vinte e quatro horas, o Sábado para os hebreus no AT. “Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs”… (Is 58:13). O importante é que o trabalhador descanse um dia, após seis dias de labuta constante.
4. O dia do Senhor é também usado com referência à comemoração da ressurreição de Jesus:
a. “E, no primeiro dia da semana foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol… Ora, havendo Jesus ressurgido cedo, no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demónios.” (Mc 16:2,9). “Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.” (Jo 20:19).
b. No primeiro dia da semana, os discípulos perseveraram em reunir-se em memória da ressurreição do Senhor: “No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.” (At 20:7). “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando‑o, para que se não façam colectas quando eu chegar.” (1 Co 16:2).
c. Quando estava cativo em Patmos, João teve uma visão que se crê ter sido no primeiro dia da semana: “Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta” (Ap 1:10).
5. O dia do Senhor relacionado com a profecia de Joel acerca da primeira vinda do Senhor: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (Joel 2:31). E seu o cumprimento confirmado por Pedro no dia de Pentecostes: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: …O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2:16,20,21).
6. O dia do Senhor está também relacionado com o tempo da segunda vinda do Senhor: “porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;” (1Ts 5:2). “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.” (2 Pd 3:10).
Contexto histórico
A Didaquê, um velho documento do segundo século, dá este testemunho acerca do primeiro dia da semana: “Reunidos no dia do Senhor, parti o pão e dai graças, após confessardes os vossos pecados, a fim de que seja puro o vosso sacrifício. Se alguém tiver qualquer contenda com seu companheiro, não se reuna convosco enquanto não se reconciliar, para que não seja profanado o vosso sacrifício. ”
O Apologista Justino, que viveu no século II, cerca de 150 d. C., ao narrar a prática do culto cristão, menciona que os cristãos reuniam-se no primeiro dia da semana, desta forma: “Reunimo-nos no dia do sol por ser o primeiro dia da semana, dia em que Deus, afugentando as trevas e o caos (matéria), criou o mundo, neste dia também nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, pois crucificaram-no na véspera do dia de Saturno (inglês, Saturday, português, Sábado), e no dia posterior ao dia de Saturno, ou seja, no dia do Sol, Cristo apareceu aos apóstolos e discípulos, ensinando-lhes estas coisas que, para vossa consideração, vos tenho transmitido.”
O reconhecimento oficial do primeiro dia da semana como descanso semanal cabe ao imperador romano Constantino I, decreto de 7 de Março do ano 321, como segue: “Constantino a Elpídio. Todos os juízes, cidadãos e artesãos descansarão no venerando dia do sol. Os camponeses poderão, porém, atender à agricultura, por ser este o dia apropriado para fazer a sementeira…” Assim como Constantino reconheceu a liberdade de culto aos cristãos, reconheceu-lhes também o direito de se reunirem no primeiro dia da semana, como era tradição entre eles desde que Cristo ressuscitara. E, como o sétimo dia tinha o nome de Saturno, o primeiro dia recebeu o nome de ‘dia do Senhor’, ou em latim ‘Domini’, Domingo em português.
Conclusão
Em vista do exposto, consideremos que o dia do Senhor sempre teve dois significados: condenação ou salvação. Por isso, e visto que Ele virá como vem o ladrão para assaltar a casa, devemos estar preparados constantemente, afim de podermos acompanhá-lo e não sermos ‘deixados para trás’. Como está escrito: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Ts 4:17). De acordo com a sua promessa: “Porque o Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” (Mt 16:27). Assim seja.