“… porque em parte conhecemos e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.” 1 Coríntios 13:9,10
Questão
A quem se refere o trecho supra acerca do perfeito. Quem é o perfeito? Será a pessoa de Cristo, a quem esperamos? Será um homem perfeito, sem defeito algum? Ou será a maturidade do cristão atingida ao longo dos anos como resultado da sua experiência com Cristo?
Contexto bíblico
Visto que a hermenêutica perfeita é histórica e gramatical, teremos de recorrer a ambos os factores a fim de chegarmos a uma conclusão credível.
Comecemos por considerar alguns trechos do Antigo Testamento onde aparece o vocábulo perfeito. Em Gn 6:9 está escrito: “Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações e andava com Deus.” A Septuaginta, versão grega do AT, traduz a palavra hebraica ‘shalem’ por ‘teleios’ que é masculino, e significa homem completo nos aspectos físico, mental e moral.
“Quando Abrão tinha noventa e nove anos apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;” (Gn 17:1). O vocábulo perfeito, aqui, é ‘amemptos’, também masculino, que significa homem sem defeito.
Aquando da consagração do Templo em Jerusalém, Salomão conclamou o povo e rogou que “seja o vosso coração perfeito (teleios) diante do Senhor nosso Deus para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos como hoje o fazeis.” (1 Rs 8:61). Porém, passados alguns anos, Salomão já não era o mesmo homem: “Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito (teleios) para com o Senhor seu Deus como fora o de Davi, seu pai;” (1 Rs 11:4).
O autor de Provérbios diz que “a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Pv 4:18). O vocábulo hebraico aqui é ‘kun’ que significa estabelecido, fixo; enquanto o grego da Septuaginta traduz por ‘katorthôse’ cujo significado é estar direito, neste caso o sol estar a pino, ao meio dia, o dia perfeito.
Quanto ao Novo Testamento iniciamos com o relato de Mateus 5:48 que diz: “Portanto, sede vós perfeitos (teleioi) como é perfeito (teleios) o vosso Pai celestial.” E noutra ocasião “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, (teleios) vai, vende tudo o que tens e dá‑o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me.” (Mt 19:21). Neste caso, a perfeição está concentrada, não na venda dos bens, mas no facto de estar disposto a deixar tudo para seguir Jesus.
Agora chegamos ao versículo supra escrito pelo Apóstolo Paulo: “mas, quando vier o perfeito, então o que é em parte será aniquilado.” (1 Co 13:10). Nesta frase ‘o perfeito’ no grego ‘to teleion’ são artigo e adjectivo neutros, o que implica considerar, não uma pessoa, mas a qualidade dessa pessoa, que é a perfeição. Isto é, a maturidade atingida mediante os anos e a experiência diária. Paulo quer dizer que, no início da carreira cristã, o nosso conhecimento e o nosso dom profético são imperfeitos, mas, quando atingirmos a maturidade não haverá mais imperfeição. Será tal como o sol, quando está a pino e alumia mais claramente, e quando é dia perfeito.
Assim, também os cristãos desenvolvem os talentos e dons espirituais até atingirem a maturidade, como nos aconselha Paulo: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia sede criancinhas, mas tornai-vos adultos no entendimento. (1 Co 14:20). E dá-nos o seu exemplo pessoal: “Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1 Co 13:11).
Isto quer dizer que os cristãos devem desenvolver as suas capacidades cognitivas e sensitivas de modo a viverem como homens e mulheres maduros, com uma mente exercitada na Palavra de Deus. Assim como o apóstolo escreve aos cristãos de Éfeso: “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não mais sejamos meninos inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” (Ef 4:11–14).
Conclusão
Paulo confessa reconhecer que, não tendo ainda atingido a perfeição, se esforçava para consegui-la, e aconselha os cristãos a seguir o seu exemplo, deste modo: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus… Mas, naquela medida de perfeição a que já chegámos, nela prossigamos.” (Fl 3:12,16).
E o apóstolo continua aconselhando os colossenses: “Cristo em vós, a esperança da glória, o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;… E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.” (Cl 1:27,28; 3:14).
Terminamos com o trecho de Paulo enviado a Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda a boa obra.” (2 Tm 3:16,17).