Leitura: Isaías 9:1–7
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (v. 6)
Reflexão
Este trecho começa dizendo que o povo que estava em trevas viu uma grande luz. E continua mais adiante que um menino nasceu para governar, cujos atributos são descritos como títulos e reflectem a sua função entre os homens. Esse menino recebeu o nome de Jesus, que significa salvador, porque veio para salvar e exercer domínio sobre nós. Ele é também Emanuel porque Deus veio para habitar entre nós.
É Maravilhoso Conselheiro porque transmite conselhos extraordinários a quem carece de orientação em qualquer actividade. Jesus providencia os melhores conselhos para que tenhamos uma vida abundante e vitoriosa. Bem-aventurada é a pessoa que não anda no conselho dos ímpios, mas acha na Palavra de Deus os conselhos mais sábios. Um dia muitos dirão: “Vinde e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” (Is 2:3).
É Deus Forte porque é poderoso em acções sobrenaturais, com capacidade para ajudar quem procura auxílio em momentos difíceis. O salmista faz esta confissão: “Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.” E em Provérbios está escrito: “Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo e está seguro.” Jesus fez este convite: “Vinde a mim todos os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.”
É Pai Eterno porque vive desde a eternidade, sem princípio nem fim; Ele é antes de todas as coisas e a origem de tudo. Como escreveu João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” “Jamais alguém viu a Deus. O Filho unigénito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer” e disse: “Eu e o Pai somos um.”
É Príncipe da Paz porque veio com a paz de Deus para todas as pessoas de boa vontade. Jesus disse aos discípulos: “Tenho-vos dito estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Oração: Senhor Jesus, agradeço o amor do calvário e suplico os maravilhosos conselhos para a minha missão. Amém. Ler mais AQUI