Leitura: Tiago 1:19–27
“Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural, porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.”
Reflexão
O escritor chama a nossa atenção para o facto de existir um espelho especial que revela a verdade acerca de cada pessoa. Quando o apóstolo Paulo se comparou com o amor e a pureza de Cristo, ele perdeu a esperança na justificação própria e confessou que aquilo que ele considerava lucro, agora era lixo por amor a Cristo. O verdadeiro espelho é a Palavra de Deus, escrita pelos Seus servos experientes e dedicados à missão recebida. A sua mensagem revela o plano de Deus para o Homem e, desta forma, reflecte claramente os nossos defeitos e como podemos repará-los.
Primeiro, somos informados que fomos criados à imagem espiritual e moral de Deus. Isto é, estamos planeados para ser santos, justos, amorosos e compassivos. Porém, devido ao pecado, a humanidade trocou o propósito divino pelo projecto satânico, ao enveredar por caminhos opostos. Então, o Criador revelou o Seu plano aos santos escritores para denunciar a nossa falta e declarar que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” E diz que se alguém disser que não cometeu pecado é mentiroso. Mas nós só conhecemos o pecado através da lei, inclusa na Palavra de Deus.
Segundo, após reconhecer o pecado, somos convidados a tomar da água cristalina da Palavra de Deus e a lavar todas as manchas que extinguem a semelhança com o Criador. Quando agimos em conformidade ficamos purificados de todo o pecado e iniciamos o processo de recuperação da imagem perdida. Jesus assegurou que “vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado.” E Pedro diz que renascemos da semente incorruptível, que é a Palavra de Deus. Agora, como novas criaturas, somos edificados até atingirmos a estatura perfeita de Cristo. Usemos o espelho diariamente e sigamos as suas instruções.
Ajuda-me Senhor a revelar-Te ao mundo.