Written on Fevereiro 22nd, 2008 by Constantino Ferreira
Batismo de fogo
Mateus 3.11
“Eu, na verdade, vos baptizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos baptizará no Espírito Santo e em fogo.”
Questão
Qual a relação entre o baptismo no Espírito Santo e o ‘em fogo’?
História
O baptismo de fogo tem sido interpretado de várias maneiras pelos Pais da Igreja. Alguns dizem que significa tribulações e aflições que os crentes em Cristo são chamados a passar. O autor de “Opus Imperfectum”, sobre Mateus, diz que há três espécies de baptismo: da água, do Espírito Santo, e do fogo, o qual representa tribulações e aflições. Então, observa que Jesus passou por estes três baptismos: O da água, pelas mãos de João. O do Espírito, recebeu do Pai. E o do Sofrimento, na luta com Satanás no deserto.
Crisóstomo disse que significa as superabundantes graças do Espírito.
Basílio e Teófilo dizem ser o fogo do inferno.
Cirilo e Jerónimo dizem ser a descida do Espírito Santo no Pentecostes.
Ilário diz que significa o fogo pelo qual os justos passarão no dia do Juízo para purificá-los dalgumas coisas que os impediriam de entrar na glória.
Ambrósio diz que este baptismo será administrado à porta do paraíso por João, e pensa que isto significa a espada inflamada de Gn 3.24.
Orígenes e Lactâncio dizem ser um rio de fogo, à porta do céu, mas observam que quando os justos passarem, as chamas líquidas dividir-se-ão para dar-lhes passagem. (Godbey’s W. B. New Testament Comentary – Mateus).
Contexto bíblico
O mais certo é significar o fogo da geenna, onde serão lançados os ímpios. Senão, veja-se o contexto de Mateus 3. No contexto anterior de Mt 3.7–10 fala aos fariseus hipócritas dizendo-lhes que as árvores que não produzem bom fruto serão lançadas no fogo – isto é na geenna. No contexto posterior do verso doze diz-lhes que com a pá na sua mão limpará a eira, e recolherá o trigo no celeiro, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará – isto é na geenna. Compare-se com Mateus 7.15–20 e 13.30, 40–42. O mesmo se passa em Lucas 3.9 e 17. Compare-se com Marcos 9.42–49. Alguns serão lançados na geenna, onde o bicho não morre e o fogo nunca se apaga. E ainda Apocalipse 20.13,15: aqueles que não estiverem inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo. Isto é a geenna.
João assemelhou os saduceus e fariseus às serpentes que fugiam das areias escaldantes e procuravam refúgio fresco à beira do Jordão. Assim estavam eles a fazer para escapar à condenação ao fogo. Portanto, uns para o celeiro, no céu, outros para o fogo, na gehenna.
Agora vejamos o contraste entre publicanos e fariseus: Lc 7:29,30 “E todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o baptismo de João. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo baptizados por ele.”
História da Geenna
Sheol, em hebraico, é o lugar dos mortos, onde Jacó esperava encontrar o seu filho José – Gn. 37.35.
Hades, em grego, é o mesmo lugar, onde Abraão, Lázaro e o rico estavam, ainda que separados – Lc 16.19–31.
Gehenna, em hebraico, Gê Hinnon, era a terra de Hinom, a sudoeste de Jerusalém que:
1. Manassés usou para lugar de sacrifício a Moloque, 2 Cr. 33.6;
2. Josias destruiu reformando o culto ao Senhor, 2 Rs 23.10;
3. Foi transformada em lugar de matança e lixeira da cidade, Jr. 7.31–34; Jr. 19.
4. Jesus usou como figura do castigo eterno, onde o bicho não morre e o fogo nunca se apaga, Mc. 9.43–47.
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É referida no Apocalipse quando, no juízo final, a morte e o hades darão os seus mortos e serão lançados no lago de fogo, Ap. 20.13–15; 21.8.
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Só Deus, pai e filho, tem poder para lançar no fogo da geenna, Lc 12.5; Mt 25.41.
Nota: Eu prefiro o batismo no Espírito Santo, não no fogo.
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