A iluminação é o acto pelo qual alguém recebe a compreensão das verdades reveladas e registadas por inspiração, sem a qual é impossível ao homem natural compreender as coisas de Deus, porque elas discernem-se espiritualmente (1 Co. 2.14,15).
Há diferença entre inspiração e iluminação. A inspiração foi concedida ao escritor para que a registasse. A iluminação é concedida ao leitor a fim de a entender. Carecemos todos da iluminação do Espírito Santo para podermos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. Porque Nicodemos não entendeu o significado de “nascer de novo” é que Jesus lhe disse que “o que é nascido da carne é carne, e o que nascido do espírito é espírito” (Jo. 3.6). A capacidade humana é limitada para entender as coisas concernentes a Deus; pois, com dificuldade entende as suas próprias (1 Co. 2.11). O pecado entenebreceu ainda mais a mente humana, e mergulhou o homem nas trevas espirituais (Rm. 1.21; Ef. 4.18). É impossível entender o significado da mensagem bíblica sem a iluminação do Espírito Santo.
A iluminação é útil para salvação do pecador.
O Senhor disse que quando o Espírito Santo viesse, Ele convenceria o mundo do pecado, da justiça, e do juízo (Jo. 16.8–11). Assim, o pecador é convencido de que o facto de não crer em Cristo é a fonte de todos os pecados. O Espírito Santo convence o pecador de que o sacrifício de Cristo é a única fonte da justiça divina (Rm. 5.18,19; Gl. 2.16; Tt. 3.7). O Espírito Santo convence o pecador de que a morte de Cristo, na cruz, é o julgamento divino do pecado. A ressurreição proclamou que o seu sacrifício foi aceite pelo Pai (Rm. 4.25).
A iluminação é útil para o serviço do crente
A regeneração não transforma a pessoa automaticamente. Ela iniciou um processo gradual de desenvolvimento espiritual com ajuda do Espírito Santo. O Senhor afirmou que quando o Espírito Santo viesse ele nos guiaria em toda a verdade (Jo. 16.13). O crente, regenerado, tem condições espirituais para ser iluminado sobre as verdades reveladas nas Escrituras a fim de fazer a vontade de Deus (1 Jo. 2.27).
Claro está que o Espírito de Deus ilumina quem se dedica ao estudo das Escrituras. O líder e mestre dos crentes tem condições espirituais para ser iluminado, quando estuda as Escrituras, a fim de entender e transmitir a verdade aos crentes. O Senhor deu ministérios à sua Igreja para o treinamento dos santos a fim de cumprirem o seu ministério na edificação do corpo de Cristo (Ef. 4.11,12). Por isso, os ouvintes recebem a mensagem, não como palavra de homens, mas como palavra de Deus que é (1 Ts.2.13).
Ler + AQUI