Written on Julho 24th, 2007 by Constantino Ferreira
Jeová Jiré
Texto: Génesis 22.1–19
Tema: Recebendo a provisão de Deus
Introdução: Abraão estava vivendo no meio dum ambiente pagão onde os devotos dalguns deuses ofereciam os seus filhos em sacrifício para terem chuva e boas colheitas. O Deus de Abraão não precisava desse culto para abençoar o seu amigo. Mas aproveitou a situação para provar a fé de Abraão. Isto Ele fará a todos os crentes para que a nossa fé seja fortalecida nas provações. Vejamos como Abraão foi provado e recebeu provisão pela fé:
I. A provação da fé é necessária aos crentes, vv. 1,2
a) Deus não tentou Abraão porque Deus não tenta para o pecado, Tg. 1.13
b) Deus fez passar a fé de Abraão pelo fogo pedindo-lhe o filho, 1 Pd. 1.6,7
c) Não basta dizer: Eis-me aqui; é preciso provar que ama a Deus em primeiro lugar. Como disse Jesus: “Quem ama o pai ou a mãe.. ou quem ama o filho ou a filha mais do que… não é digno de mim” Mt 10. 37,38.
d) Portanto, não estranhemos a ardente prova da nossa fé, 1 Pd. 4.12,13
II. A prontidão da fé é apreciada por Deus, vv. 3–10
a) Abraão não questionou nem procurou evasivas, mas obedeceu. Para Deus é melhor obedecer do que sacrificar, como disse Samuel: 1 Sm. 15.22.
b) Quando Isaque perguntou ao pai “onde está o cordeiro para o holocausto?” Ouviu a resposta: “Deus proverá para si o cordeiro” v.8
c) Jesus foi obediente dando a sua vida pelos pecadores, Hb. 5.8. Porque Ele sabia que ressuscitaria ao terceiro dia, Mc. 9.31
d) Os cristãos foram eleitos e chamados para a obediência, 1 Pd. 1.2
III. A recompensa da fé é comprovada pelos crentes, 11–19
a) Deus avalia a fé dos crentes pela sua obediência sacrificial, v. 12. Como disse Pedro: “Se pelo nome de Cristo sois vituperados bem-aventurados sois” 1 Pd. 4.14.
b) Deus concedeu a Abraão um cordeiro para substituir Isaque, v. 13. Também ofereceu o seu Filho para substituir os pecadores, Jo. 3.16.
c) Deus confirmou a sua promessa de abençoar toas as nações da terra, vv.17,18.
d) Assim, os crentes são sempre recompensados pela sua fé.
Conclusão
É inevitável que a sua fé seja provada. Portanto, quando isso acontecer resista até à vitória confiando que Deus está observando a sua fidelidade. Então, também o Senhor será fiel às suas promessas abençoando‑o.
Both comments and pings are currently closed.