CRISTO RECONHECIDO
Leitura: João 21:4–14
“Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.”
Reflexão
Jesus dirige-se muito cedo para a praia, onde os discípulos se dedicavam à pesca. Todavia, não foi reconhecido por algum deles, embora fosse já a terceira vez que lhes aparecia após a sua ressurreição. Mas o Senhor deu-lhes um sinal de reconhecimento, ordenando o lançamento da rede para a direita do barco. Apanharam logo grande quantidade de peixes para suprirem as suas necessidades e de outros. Um discípulo mais atento exclamou com admiração: “É o Senhor!” Neste instante, Pedro procurou esconder a sua nudez lançando-se à água. Quando chegaram junto de Jesus encontraram um peixe sobre o fogo, e pão, que foram convidados a comer.
Quantas vezes não reconhecemos o Senhor passando por nós e deixamos de lhe prestar a devida atenção! Somente quando observamos grandes sinais despertamos para reconhecer que Ele está em acção. Recordemos que o Senhor está também nos pequenos sinais, mesmo os mais insignificantes. Além disso, quando nos cruzamos com um cristão encontramos Cristo no seu corpo. Convém saudá-lo e cuidá-lo se houver necessidade. O Senhor prometeu bênçãos por essas acções porque a Ele são feitas, até mesmo um copo de água fresca dada a um sedento.
Por conseguinte, procuremos reconhecer a presença de Cristo nos menores sinais e não nos escondamos no meio das multidões a fim de passarmos despercebidos. Ele reconhece-nos em qualquer situação e recompensa-nos segundo as nossas acções.
Oração
Abre os meus olhos, Senhor, e ajuda-me a reconhecer-Te entre os meus irmãos e os necessitados. Amém.