Leitura: 1 Pedro 3:8–17
“… antes santificai a Cristo em vossos corações como Senhor, e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; (v. 15)
Reflexão
Santificar a Cristo nos corações significa que devemos dar-lhe a primazia em nossa vida, conceder-lhe o primeiro lugar. Ele é merecedor dessa honra e, quando isso acontece, nós somos beneficiados por termos o Messias como hóspede. A Sua presença dá-nos o privilégio de sermos comandados por Ele e fazermos somente o que for do Seu agrado.
O nosso coração é o lugar adequado, o sítio mais profundo, para mantermos o Senhor unido a nós. Quando falta o sentimento do coração é porque falta o amor, e quando falta o amor nenhuma obra tem valor. Jamais deixemos esfriar o amor para não levarmos a reprimenda dirigida à igreja de Éfeso. O amor é considerado o mais elevado grau de comunhão entre as pessoas.
Jesus é a expressão viva do amor pela maneira como se entregou à morte por nós. Ele não buscou o prazer momentâneo para si mesmo, mas procurou que toda a sua acção resultasse para benefício nosso. Visto que nos amou desta maneira, podemos amá-lo igualmente e contribuir para Sua glória com tudo o que fizermos. Se Ele sofreu fazendo o bem por nós, podemos também sofrer fazendo o bem por Ele. Se deu a vida por mim, darei a vida por Ele.
Meu Senhor, obrigado/a pelo imenso amor demonstrado por mim. Toma lugar no meu coração para amar de modo semelhante. Amém.