O GOZO DA PROVAÇÃO
Leitura: Tiago 1:1–12
“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança;” (vv. 2,3)
Reflexão
Todos passamos por momentos difíceis, às vezes mesmo insuportáveis. Mas não devemos esquecer que o resultado final é aperfeiçoamento do carácter. Tiago aconselha que não desanimemos, mas que, pelo contrário, aproveitemos as experiências para o desenvolvimento do carácter. Pois todas elas são provenientes de nosso Pai celestial com vista ao treinamento e robustecimento espiritual e moral.
Recordemos a experiência de José até chegar a governador do Egipto. Ele reconheceu e confessou que suportou o plano de Deus para salvação da família. Da mesma forma o seu povo foi ali preparado para receber a terra prometida em herança. Assim se passa connosco. Há sempre um motivo para sermos provados, cujo alvo nos é desconhecido na ocasião. Mas um dia descobriremos que a razão de tal aflição não era o castigo, mas o refinamento.
O ouro suporta mais de 900 graus na fornalha da purificação para receber o brilho da sua glória. É semelhante com a nossa preciosa fé. Expressemos a ideia com as palavras de Pedro: “… ainda que agora, por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;”
Sendo assim, devo alegrar-me pelo facto de estar a ser treinado para assumir responsabilidades maiores que Deus no futuro me confiará. Ajuda-me Senhor nestas experiências.