Leitura: Filipenses 2:1–11
“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não considerou ser igual a Deus.” (v. 5)
Reflexão
A leitura de hoje é um convite a seguir o exemplo de Cristo nosso Senhor e Mestre. E o apóstolo fornece-nos uma lista de factores essenciais em que podemos imitar o Senhor. Consideremos que nosso Pai é Deus e que Paulo faz este convite: “Sede pois imitadores de Deus como filhos amados;” “Sede meus imitadores como também eu o sou de Cristo.” “Irmãos, sede meus imitadores e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;”
Primeiro enchamos a nossa mente de coisas boas a fim de termos bons pensamentos. Como aconselha Paulo: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Depois cuidemos do nosso coração, enchendo‑o do amor de Deus concedido pelo Espírito Santo. “Nisto se manifestou o amor de Deus para connosco: em que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo para que por meio dele vivamos.”
Eis o testemunho de Paulo sobre a igreja de Tessalónica: “Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para os outros.” Então estejamos unidos no mesmo ânimo, encorajando uns aos outros para todos atingirmos a meta final vitoriosos. Sobretudo, ninguém se considere superior a seu irmão. Sejamos humildes conforme o exemplo de nosso Senhor que, sendo em forma de Deus, preferiu tornar-se semelhante aos homens. Amém.