Leitura: 1 Coríntios 13:1–13
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.” (v. 13)
Reflexão
O apóstolo dedica um capítulo ao amor, e de maneira tão profunda! Pode ser considerado o tema mais importante da Bíblia. Assegura ele que o conhecimento, as línguas, as profecias, qualquer sacrifício, e até mesmo a fé, nada disso tem valor se não for executado com amor. O amor é a manifestação prática de Deus, é a Sua própria natureza. Ele ama desde o princípio e sempre amará, apesar das circunstâncias. O amor de Deus permanece o mesmo, até nas adversidades. Ele nunca falha, jamais desfalece.
A fé e a esperança são essenciais à vida humana. Pela fé cremos que fomos criados à imagem de Deus para mantermos uma comunhão diária com Ele. Através da esperança cremos na possibilidade de desfrutar das delícias eternas na Sua presença. Mas mediante o amor ajudamos as pessoas a conhecer a natureza de Deus. Fé e esperança contribuem para salvação dos indivíduos. O amor contribui para edificação do reino de Deus. Por isso ele é a maior das graças concedidas e experimentadas pelos crentes.
O amor de Deus derramado em nossos corações é definido pelo vocábulo grego ‘agape’ que significa afeição e benevolência ‘amor sacrificial’, de entrega. Assim como Deus que nos amou e entregou o Seu único Filho ao sacrifício em substituição, e o Filho entregou a vida em redenção pelos pecadores. Os filhos de Deus amam do mesmo modo, seguindo o exemplo do Pai e do Filho, a fim de serem conhecidos tal como são.
Oração
Meu Deus, agradeço o Teu amor e rogo que me ajudes no seu desenvolvimento para amar como Tu. Amém.
Ver gráfico AQUI