A Excelência do Amor

Leitu­ra: 1 Corín­tios 13:1–13

Ago­ra, pois, per­manecem a fé, a esper­ança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.” (v. 13)

Reflexão

O após­to­lo ded­i­ca um capí­tu­lo ao amor, e de maneira tão pro­fun­da! Pode ser con­sid­er­a­do o tema mais impor­tante da Bíblia. Asse­gu­ra ele que o con­hec­i­men­to, as lín­guas, as pro­fe­cias, qual­quer sac­ri­fí­cio, e até mes­mo a fé, nada dis­so tem val­or se não for exe­cu­ta­do com amor. O amor é a man­i­fes­tação práti­ca de Deus, é a Sua própria natureza. Ele ama des­de o princí­pio e sem­pre amará, ape­sar das cir­cun­stân­cias. O amor de Deus per­manece o mes­mo, até nas adver­si­dades. Ele nun­ca fal­ha, jamais desfalece.

A fé e a esper­ança são essen­ci­ais à vida humana. Pela fé cre­mos que fomos cri­a­dos à imagem de Deus para man­ter­mos uma comunhão diária com Ele. Através da esper­ança cre­mos na pos­si­bil­i­dade de des­fru­tar das delí­cias eter­nas na Sua pre­sença. Mas medi­ante o amor aju­damos as pes­soas a con­hecer a natureza de Deus. Fé e esper­ança con­tribuem para sal­vação dos indi­ví­du­os. O amor con­tribui para edi­fi­cação do reino de Deus. Por isso ele é a maior das graças con­ce­di­das e exper­i­men­tadas pelos crentes.

O amor de Deus der­ra­ma­do em nos­sos corações é definido pelo vocábu­lo grego ‘agape’ que sig­nifi­ca afeição e benevolên­cia ‘amor sac­ri­fi­cial’, de entre­ga. Assim como Deus que nos amou e entre­gou o Seu úni­co Fil­ho ao sac­ri­fí­cio em sub­sti­tu­ição, e o Fil­ho entre­gou a vida em redenção pelos pecadores. Os fil­hos de Deus amam do mes­mo modo, seguin­do o exem­p­lo do Pai e do Fil­ho, a fim de serem con­heci­dos tal como são.

Oração

Meu Deus, agradeço o Teu amor e rogo que me ajudes no seu desen­volvi­men­to para amar como Tu. Amém.

Ver grá­fi­co AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »