Leitura: Hebreus: 13:1–9
“Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei o que me poderá fazer o homem.” (vv. 5, 6)
Reflexão
A nossa leitura contém normas simples de vida a que convém dar crédito a fim de sermos bem sucedidos. O nosso Deus, ao criar o universo, instituiu leis adequadas ao correcto percurso orbital. As Suas criaturas haveriam igualmente de ser geridas por leis apropriadas a fim de não andarem aos encontrões umas às outras. Agiremos bem se não desprezarmos qualquer item declarado nas Sagradas Escrituras.
O amor fraternal é o principal e a mola que faz mover a engrenagem da vida de maneira digna. E Paulo ensina que o amor é o cumprimento de toda a lei. No amor há todos os recursos para uma vivência correcta, visto que não prejudica, só edifica. O amor só faz bem, mesmo até aos inimigos. Então, sejamos bons hospedeiros porque podemos albergar anjos.
Sejamos benévolos para os presos e maltratados, como se fossemos nós em seu lugar, e receberemos a recompensa do Senhor Jesus. Honremos o matrimónio de forma que Deus seja honrado e glorificado pelo nosso porte, e seremos abençoados. Evitemos ser gananciosos e avarentos se queremos ter uma vida limpa. Sobretudo, confiemos em nossos próprios recursos e na provisão divina para suprir as nossas necessidades diárias. Deus é o nosso socorro.
Oração
Meu Deus, agradeço por poder confiar em Teu socorro constante. Enche-me do Teu amor para fazer bem a todos, e livra-me das ignóbeis ganância e avareza. Amém.