Mateus 19:24
“E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”
Questão
Como será possível um camelo passar pelo buraco duma agulha? E os ricos, não têm lugar no reino de Deus?
Contexto bíblico
Mt 19:16–24 “E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: – Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? – Respondeu-lhe ele: Porque me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
– Perguntou-lhe ele: Quais?
– Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
– Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?
– Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá‑o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me.
– Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.”
– Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
Harmonia dos Evangelhos
Mt 19:23–30; Mc 10:23–31; Lc18:24–30
Várias hipóteses foram sugeridas sobre o significado da ilustração ‘o camelo e a agulha’. Alguns sugerem que pode ter havido um erro textual, visto que uma simples vogal pode fazer a diferença entre ‘camelon e camilon’ sendo esta cordel, no grego. Esta hipótese está fora de questão porque seria possível um cordel passar pelo buraco duma agulha larga.
Outros sugerem que o buraco da agulha se refere a uma das duas portas estreitas da entrada na cidade de Jerusalém. Ora, estas portas são suficientemente largas para um camelo passar.
Visto aquelas portas serem muito pesadas para manobrar, terá sido talhada nelas outra muito pequena e estreita para o movimento normal das pessoas. Esta porta estreita, pelo seu formato, terá sido referida pelo Senhor como o ‘buraco da agulha’. Mas, também esta ideia não tem muito suporte. Além disso, a porta pequena jamais foi referida pelos israelitas como o ‘buraco’ duma agulha. Esta teoria não apareceu antes do nono século.
Os guias turísticos de Israel dizem que o referido buraco diz respeito às estreitas vigias existentes, em forma de agulha, como vemos na frontaria da porta dourada, onde se vêem quatro dessas vigias em forma de agulha, semelhantes às das muralhas em nosso país.
Conclusão
Embora não seja impossível, aos ricos, a salvação e a entrada no reino de Deus, quem tiver maior amor à riqueza do que ao Senhor e à sua própria alma jamais será salvo. A salvação é realmente um milagre que acontece somente pela graça de Deus e mediante a fé no sacrifício do calvário.