À IMAGEM DE DEUS

CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA II

(Para ler esta Série não é pre­ciso con­hecer as lín­guas, bas­ta com­preen­der a men­sagem através das letras inclusas. Mas pre­cisa das Fontes de Hebraico e Grego. Se as não tiv­er pode descar­regá-las na pági­na ESTANTE e pro­ced­er à sua insta­lação con­forme indicado.)

Os sábios judeus desco­bri­ram que as letras do alfa­beto hebraico têm sig­nifi­ca­do numéri­co e encer­ram impor­tantes lições espir­i­tu­ais. Por exem­p­lo, a primeira letra é o a (alef) que é for­ma­da por três partes: Um y (iôd) supe­ri­or e um y (iôd) infe­ri­or, unidos por um v (vav) no meio. Esta letra, que ini­cia o nome genéri­co de Deus, la (El), sig­nifi­ca três em um. Por con­seguinte, o a (alef) rep­re­sen­ta a unidade div­ina, Pai, Fil­ho e Espíri­to. Jesus afir­mou: “Eu e o Pai somos um”.

Numeri­ca­mente, o y (iôd) vale 10, e o v (vav) vale 6. Então, o val­or de a (alef) é 10+10+6=26.

Moisés, entre man­da­men­tos e estatu­tos, recomen­dou a Israel o seguinte: “Escu­ta, Israel! O SENHOR (hvhy) é nos­so Deus, o SENHOR (hvhy - Jeo­va) é úni­co.” Deus não tem nem con­sente rival. Ago­ra, se somar­mos os val­ores do nome hvhy, 5+6+5+10, obte­mos o val­or numéri­co de 26. 

Então, a (alef) está para hvhy (Yhwh), como hvhy, está para a (alef). Não há difer­ença de val­or entre ambas. Deus é úni­co e Todo-poderoso. E Jesus assever­ou: “É‑me dado todo o poder no céu e na ter­ra, por­tan­to ide…”

Ago­ra, observe­mos a palavra úni­co, dxa (echad). Começa igual­mente pelo a (alef) que é segui­do por mais duas. O a (alef) tem como fun­da­men­to a cabeça do boi e sig­nifi­ca o boi com sua força. Jesus é com­para­do, no evan­gel­ho de Mar­cos, ao bez­er­ro, ser­vo paciente, poderoso e perseverante.

A segun­da letra é x (chet) que sig­nifi­ca uma cer­ca. Eis o que diz Deus acer­ca de Israel: “Pois eu, diz o SENHOR, (hvhy - Jeo­va) serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela. (Zac 2:5). Sobre o fogo virá a seguir.

A ter­ceira letra é o d (dalet) que sig­nifi­ca uma por­ta. Jesus con­fes­sou ser a por­ta, aber­ta para judeus e gen­tios entrarem na cer­ca pro­tec­to­ra de Deus. Quem entrar por Ele será sal­vo. (João 10:9).

Ter­mi­no com as palavras pro­feri­das por Jesus: “E a vida eter­na é esta: que te con­heçam, a ti só, por úni­co, dxa (echad) Deus ver­dadeiro, e a Jesus Cristo, a quem envi­aste.” (João 17:3). “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam per­feitos em unidade, dxa (echad), e para que o mun­do con­heça que tu me envi­aste a mim, e que os tens ama­do a eles como me tens ama­do a mim.” (João 17: 23). Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »