CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA II
(Para ler esta Série não é preciso conhecer as línguas, basta compreender a mensagem através das letras inclusas. Mas precisa das Fontes de Hebraico e Grego. Se as não tiver pode descarregá-las na página ESTANTE e proceder à sua instalação conforme indicado.)
Os sábios judeus descobriram que as letras do alfabeto hebraico têm significado numérico e encerram importantes lições espirituais. Por exemplo, a primeira letra é o a (alef) que é formada por três partes: Um y (iôd) superior e um y (iôd) inferior, unidos por um v (vav) no meio. Esta letra, que inicia o nome genérico de Deus, la (El), significa três em um. Por conseguinte, o a (alef) representa a unidade divina, Pai, Filho e Espírito. Jesus afirmou: “Eu e o Pai somos um”.
Numericamente, o y (iôd) vale 10, e o v (vav) vale 6. Então, o valor de a (alef) é 10+10+6=26.
Moisés, entre mandamentos e estatutos, recomendou a Israel o seguinte: “Escuta, Israel! O SENHOR (hvhy) é nosso Deus, o SENHOR (hvhy - Jeova) é único.” Deus não tem nem consente rival. Agora, se somarmos os valores do nome hvhy, 5+6+5+10, obtemos o valor numérico de 26.
Então, a (alef) está para hvhy (Yhwh), como hvhy, está para a (alef). Não há diferença de valor entre ambas. Deus é único e Todo-poderoso. E Jesus asseverou: “É‑me dado todo o poder no céu e na terra, portanto ide…”
Agora, observemos a palavra único, dxa (echad). Começa igualmente pelo a (alef) que é seguido por mais duas. O a (alef) tem como fundamento a cabeça do boi e significa o boi com sua força. Jesus é comparado, no evangelho de Marcos, ao bezerro, servo paciente, poderoso e perseverante.
A segunda letra é x (chet) que significa uma cerca. Eis o que diz Deus acerca de Israel: “Pois eu, diz o SENHOR, (hvhy - Jeova) serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela. (Zac 2:5). Sobre o fogo virá a seguir.
A terceira letra é o d (dalet) que significa uma porta. Jesus confessou ser a porta, aberta para judeus e gentios entrarem na cerca protectora de Deus. Quem entrar por Ele será salvo. (João 10:9).
Termino com as palavras proferidas por Jesus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único, dxa (echad) Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3). “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, dxa (echad), e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17: 23). Amém.