CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA IV
Desta vez tratamos da progressão do nome de Jesus. Observe-se o texto onde encontramos dois nomes importantes na História de Israel. “Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué.” (Núm. 13:16)
Oséias escreve-se em hebraico “iwvh”, lê-se Hoshea, e significa ‘libertador’. Mas quando Moisés colocou as suas mãos sobre ele e compartilhou o seu espírito e sua autoridade para realizar a missão, o seu nome foi mudado pelo acréscimo de um “y ” (iôd) grafado j, em português, no início. Josué, que ficou com esta forma “ivwvhy” e lê-se Jehoshua, significa ‘Jeová salvou’. O “y ” (iod, ou iôd) no início do seu nome significa que o Espírito de Deus lhe fora concedido para o cumprimento da árdua tarefa. Este nome era profético, pois indicava que Josué cumpriria a sua missão, fornecendo um relato fidedigno do que seria observado na terra de Canaã. Em virtude desta manifestação de confiança, Moisés confiou-lhe o posto de comando.
“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é connosco; não os temais.” (Núm. 14:7–9)
Quando já estavam à beira da terra da promessa, “Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes.” (Jos. 1:10,11)
Sabemos, através da leitura da Bíblia, que este relato convenceu o povo a avançar rumo à terra prometida, onde conseguiram entrar com o auxílio poderoso de Deus. A promessa de Deus inspirou confiança naqueles dois espias e avançaram com fé no Senhor, Deus de Israel. A vitória aconteceu porque Josué, não somente tinha mudado de nome, mas tinha mudado de carácter pela acção de Deus.
Passemos agora para o nome de Jesus. Em virtude da gravidez inesperada de Maria, José intentou deixá-la, mas, “projectando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mat. 1:20,21)
O nome de Jesus escreve-se em hebraico “iVwy” lê-se Jeshua, é o futuro do verbo salvar, e significa ‘ele salvará’ (Jushia). Josué é considerado um verdadeiro tipo de Cristo, ao conduzir o povo ao lar de repouso prometido. Jesus foi também ungido com o Espírito Santo para nos resgatar e levar ao repouso eterno. Ele falou assim: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:3)
O “y ” (iôd), em hebraico, significa mão, e Jesus foi, e tem sido a mão de Deus durante séculos, entre os mortais. Após a Sua ressurreição falou aos discípulos e disse: “É‑me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Assim, quando os cristãos agem em nome de Cristo, são a mão de Deus para operação de sinais e maravilhas em testemunho do Seu poder. Amém.