CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA IX
Existe muita semelhança entre o princípio do livro de Génesis e o evangelho de João. Em Génesis lemos: “No princípio Deus criou…” e em João temos: “No princípio era o Logos…” Atentemos na semelhança da mensagem. No princípio Deus falou, e do nada tudo apareceu. No princípio tudo foi feito pelo Logos (a Palavra) e sem ele nada foi feito.
Em hebraico, no princípio é “tywarb” (bereshith) a mesma que é usada em João na versão hebraica. Na primeira parte da palavra temos “arb” (bara) que significa criar do nada. Ora só Deus pode fazer isso, e somente é usada para exprimir a Sua acção criadora. Depois temos as duas primeiras letras hebraicas na mesma palavra “rb” (bar) que em aramaico significa filho. Logo, o filho estava no princípio ao lado do Pai, representado por “a” (alef). Então, o Pai e o filho “arb” criaram os céus e a terra.
A seguir, no meio da palavra, temos “war” (rosh) que significa cabeça. E Jesus é apresentado no Novo Testamento como cabeça do Corpo, a Sua Igreja. A versão hebraica usa “war” (rosh) tanto em Efésios 5:23 como em Colossenses 1:18. Jesus é o Chefe supremo, o Comandante Geral das forças celestiais e terrestres para edificar o Seu Reino eterno. A Ele é devida toda a obediência por todos os Seus súbditos a fim de serem bem sucedidos nas suas realizações. Assim como no passado obedeceram a Josué, também na actualidade devemos obedecer ao nosso Comandante.
A última partícula da palavra é “tyw” (shith) que pode significar determinar, impor, apoiar, entre outros. Quando Jesus determina, marca limites aos seus soldados, e estes submetem-se às ordens com a promessa do Seu apoio constante para o cumprimento da tarefa requerida. Atentemos na tradução literal a seguir: “Portanto indo, discipulai todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos, amém.” Mt 28:20.
Mas há mais. Na frase de Génesis 1:1 existe o artigo definido no plural e no singular “os, a” representados em hebraico pelas letras “at” (alef tav) na ordem inversa (ta) como é escrito nessa língua, da direita para a esquerda. Essas letras são a primeira e a última do alfabeto hebraico, e representam a totalidade. Assim disse Deus, e ficou escrito em Is. 44:6: “Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” Essas letras são representadas em grego, usado no Novo Testamento, por “AW” (Alfa Ómega) primeira e última letras do alfabeto grego. Jesus identificou-se com o Pai ao usar a mesma expressão, escrita em Ap. 22:13: “Eu sou o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.”
Pelo exposto conclui-se que Jesus é Deus encarnado, à semelhança do Homem, e não há outro a quem devamos obedecer e recorrer para sermos bem sucedidos.