A Mensagem dos Serafins

Leitu­ra: Isaías 6:1–8

Ao seu redor havia ser­afins; cada um tin­ha seis asas; com duas cobria o ros­to, e com duas cobria os pés e com duas voa­va. E cla­mavam uns para os out­ros, dizen­do: San­to, san­to, san­to é o Sen­hor dos exérci­tos;” (vv. 2,3)

Reflexão

Os Ser­afins rep­re­sen­tam aqui seres celes­ti­ais como min­istros de Deus. Estão na Sua pre­sença, ao redor do trono, cla­man­do inces­santes lou­vores ao Sen­hor Todo-Poderoso. Estes seres angéli­cos têm uma impor­tante men­sagem para nós, assim como teve para Isaías. Quan­do ele con­tem­plou esta visão ficou espan­ta­do e exclam­ou que esta­va per­di­do. A pre­sença de Deus é ter­rív­el, quem a poderá supor­tar?! Por isso ele acha-se um homem impuro no meio dum povo igual­mente impuro. O mes­mo acon­tece connosco quan­do procu­ramos a pre­sença do Sen­hor. Recon­hece­mo-nos indig­nos, inca­pazes de nos aprox­i­mar­mos da san­ti­dade suprema.

Duas asas cobri­am a sua face em sinal de reverên­cia, um dos mais nobres traços de carác­ter, quer seja angéli­co ou humano. A pre­sença do Sen­hor inspi­ra-nos a gestos de respeito que não podemos deixar de man­i­fes­tar. Um belo exem­p­lo está na ati­tude do fil­ho de Jónatas per­ante o rei David: “Então Mefi­bosete lhe fez reverên­cia e disse: Que é o teu ser­vo, para teres olha­do para um cão mor­to tal como eu?” (2 Sm 9:8).

Duas asas cobri­am os seus pés em sinal de humil­dade e auto-apaga­men­to. O serviço do Sen­hor exige gente humilde que se autode­pre­cia per­ante a majes­tade div­ina. Ain­da que sejamos atraentes e úteis, não temos atingi­do o mel­hor. Os ser­afins esque­ce­r­am-se no seu ardente amor a Deus. Quan­do nos esque­cer­e­mos de nós mes­mos no Seu con­strange­dor amor, de modo a não viv­er para nós, mas para aque­le que mor­reu e ressus­ci­tou por nós?!

Com duas asas voavam em sinal de obe­diên­cia servil. Deus espera que este­jamos pron­tos e sejamos céleres na adopção do Seu serviço, dizen­do: “Eis-me aqui, envia-me a mim.” Amém.

Ler mais em > Devocional

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »