EU SOU O PÃO DA VIDA
Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que aquele que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. (João 6:48-51)
Nota: Jesus tinha dito que era o pão da vida eterna, mas os fariseus não entenderam e responderam que Moisés lhes dera o pão do céu. Então, Ele teve de lhes explicar que o verdadeiro pão do céu era dado diretamente por Deus, e que era Ele mesmo. Jesus é o verdadeiro pão enviado por deus para que todo aquele que dele se alimentar não morra, mas tenha a vida eterna. Isto significa que Ele tem vida eterna, e nós temos de assimilá-lo a fim termos também a vida eterna. Quem tem o filho de Deus tem a vida, quem não tiver o Filho de Deus perdeu a vida eterna. Deus vos abençoe na assimilação de Cristo.
EU SOU A LUZ DO MUNDO
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:10-12)
Nota: Os fariseus levaram a Jesus uma mulher que, segundo eles, tinha sido apanhada em adultério e devia ser apedrejada. Neste contexto, o Senhor assegura que não veio para condenar, mas para salvar. Ele assegura que veio para ser a luz do mundo, a fim de os seus seguidores viverem na luz e tenham vida abundante. O Seu exemplo é uma luz brilhante que liberta das trevas. Quem seguir Jesus tem luz suficiente para o seu caminho na peregrinação até ao lar celestial. Deus vos abençoe.
O ETERNO EU SOU
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu‑o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:56-58)
Nota: No contexto da conversa com os fariseus, Jesus apresentou-se como o eterno e poderoso EU SOU. Esta expressão foi usada por Deus na resposta a Moisés sobre o Seu nome. Vemos que o Senhor identificou-se com seu Pai. Ele existe mesmo antes de Abraão e é mais importante que ele, pois é Filho de Deus, enquanto Abraão era criatura de Deus. Ele estava presente quando tudo foi criado. João, no seu evangelho, afirma que Ele estava no princípio com Deus e todas as coisas foram feitas por Ele. Foi morto como homem, em lugar do homem, mas ressuscitou como Deus e vive eternamente.
A PORTA DAS OVELHAS
Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se‑á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10:7-9)
Nota: o Senhor Jesus estava a esclarecer os fariseus que aquele que não entra pela porta do redil das ovelhas é ladrão e salteador. O verdadeiro pastor entra pela porta certa. Ele é a verdadeira porta pela qual as pessoas podem entrar no lugar de repouso. Quem entra no Reino por Jesus Cristo encontrará abundância de alimento para sustento do lar. Quem entrar por esta porta encontra a salvação, com perdão e justificação mediante a graça divina. Ao entrar por esta porta, o crente está a entrar numa nova sociedade, orientada pelo Espírito Santo, onde pode manter uma vida nova com a graça de Deus e mediante a fé. Deus vos abençoe.