E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus connosco. (Mat. 1:21–23)
O Evangelho é a boa mensagem sobre o cumprimento da profecia em Isaías 7:14, que diz: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” E em Isaías 9:5–6 diz: “Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai Eterno, Príncipe da paz. Dilatará o seu domínio com uma paz sem limites, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele o estabelecerá e o consolidará com o direito e com a justiça, desde agora e para sempre.”
Maravilhoso conselheiro significa que Yeshua tem os melhores conselhos para os seus discípulos. Deus forte é o herói em quem podemos confiar em momentos difíceis para alcançarmos vitória. Pai eterno é quem nos deu a possibilidade de sermos filhos, e não somente servos. E se somos filhos somos herdeiros de todas as riquezas do Pai. Príncipe da paz está relacionado com o seu reino de justiça, no qual haverá paz abundante para todos. O seu primeiro milagre aconteceu na boda de um casamento em Caná, relatado em João capítulo dois, onde transformou água em vinho.
Esta profecia foi pronunciada cerca de 700 anos antes de Cristo. E o relato do seu cumprimento consta em Mateus, texto acima, e Lucas 1:30–33: “Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, Reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
O Evangelho é, por conseguinte, a bela notícia do nascimento do Messias prometido. João 1:40–41 relata que André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. Ele encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» — que quer dizer Cristo. Esta palavra, em hebraico, significa “ungido” para uma missão especial. O Messias, portanto, viria com o reino de justiça e paz.
Agora, falemos dos vários nomes nomes relatados na Bíblia. Emanuel vem de três palavras hebraicas “Ema nu El”. “El” significa Deus, e “Ema nu” connosco. Por conseguinte, Jesus é Deus connosco. O seu nome pessoal, dado pelo anjo a Maria, é Yeshua, que vem do verbo hebraico salvar. Jesus veio com a missão de salvar o mundo, embora tenha sido rejeitado como Salvador. João alega que quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado por não crer no filho unigénito de Deus. Convém aceitá-lo com Salvador e Senhor de sua vida.
Ler ainda O Evangelho do Reino