Written on Julho 5th, 2007 by Constantino Ferreira
A existência do mal
Texto: Isaías 45.1–7
Tema: O mal não é criado por Deus
Introdução: Tanto Israel como Judá enveredaram pela idolatria que Deus lhes tinha proibido. Por isso, O Senhor mandou-lhes dizer que seriam levados para terras distantes por setenta anos. Então foram levados para a Assíria e Babilónia. Passados os setenta anos levantou Ciro, rei da Pérsia, para fazer regressar o povo à sua terra e para que se saiba que não há outro deus além de Jeová.
Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal;
I. Para entender o verso sete devemos tomar em consideração a cultura persa
a) Predominava ali a ideia dualista da luta entre dois deuses.
b) Aura Mazda era o deus da luz, enquanto Arimã era o deus das trevas.
c) Jeová quer provar que é único para ambas as coisas e disse: “Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal”, Is 45.7
d) Este mal deve ser compreendido à luz do contexto histórico.
II. Deus criou esse mal a Israel por causa do seu pecado
a) O Senhor havia dito que se adoptassem a idolatria da terra os tiraria dali e levaria para terras distantes, Dt 4.23–29.
b) Jeremias escreveu que Deus retribuiu o seu pecado permitindo que reis vizinhos os levassem cativos, Jr 14.10–12.
c) Este foi o mal que Deus criou a Israel significa que o Senhor permite que os adversários castiguem o seu povo retirando a sua protecção.
d) Portanto, Deus não cria o mal na generalidade, mas cria a adversidade aos idólatras.
III. Deus escolheu Ciro para fazer bem a Israel motivado pela conversão
a) Assim como Deus levantava alguns para castigar o povo, também levantava outros para repatriá-lo, Is 45.1;
b) Esdras escreveu que Deus o encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, Ed 1.1–4.
c) Esdras dá-nos a lista dos primeiros retornados à sua terra, Ed 2.1.
d) Os restantes ajudaram-nos com ofertas e Ciro devolveu o que Nabucodonosor havia roubado do Templo, Ed 1.6,7.
Conclusão
Por conseguinte, Deus não cria o mal em sentido genérico, mas cria a adversidade para castigo por causa do pecado até à conversão.
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