As Quatro Criaturas

CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA VI

Estando Eze­quiel na Babiló­nia, numa visão foram-lhe mostra­dos qua­tro seres espe­ci­ais, cujo sig­nifi­ca­do obser­vare­mos neste tra­bal­ho. O pro­fe­ta descreve a sua visão des­ta maneira: “E a semel­hança dos seus ros­tos era como o ros­to de homem; e do lado dire­ito todos os qua­tro tin­ham ros­to de leão, e do lado esquer­do todos os qua­tro tin­ham ros­to de boi; e tam­bém tin­ham ros­to de águia todos os qua­tro.” (Ezeq. 1:10)

João reg­is­tou no livro de Apoc­alipse uma visão semel­hante que tran­screve­mos: “E havia diante do trono um mar de vidro, semel­hante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, qua­tro seres cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro ser vivente era semel­hante a um leão, e o segun­do era semel­hante a um bez­er­ro, e tin­ha o ter­ceiro ser vivente o ros­to como de homem, e o quar­to era semel­hante a uma águia voan­do.” (Apo. 4:6,7)

O primeiro ser vivente é descrito com ros­to de leão, em hebraico, yra (ari), con­sid­er­a­do o rei da sel­va. O segun­do é descrito como ten­do ros­to de bez­er­ro, ou boi, [la (alef) con­sid­er­a­do o ser­vo humilde e a força per­sis­tente. Recorde-se que alef é o nome da primeira letra do alfa­beto hebraico a, e rep­re­sen­tante da divin­dade na trindade uni­da. O ter­ceiro ser tin­ha ros­to de homem, em hebraico hwa (ish), que rep­re­sen­ta o homem social. O quar­to ser apre­sen­ta o ros­to de águia, a rain­ha das alturas, com uma visão apu­ra­da sobre a ter­ra. Aqui vale­mo-nos do vocábu­lo grego aetoj (aetos) lín­gua na qual João escreveu a sua men­sagem. Recorde-se tam­bém que o A (Alfa) grego é equiv­a­lente ao a (Alef) hebraico, (A = a).

Passe­mos ago­ra à obser­vação dos qua­tro evan­gel­hos. A men­sagem do Evan­gel­ho de Mateus apre­sen­ta Jesus como o Leão yra (ari), de Judá e Rei dos Judeus. Enquan­to a men­sagem de Mar­cos tra­ta de apre­sen­tar Jesus como o Ser­vo [la (alef) humilde, paciente e sofre­dor. O Evan­gel­ho de Lucas retrac­ta as car­ac­terís­ti­cas do fil­ho do homem hwa (ish), nasci­do de mul­her com o auxílio do Espíri­to San­to. Enquan­to a nar­ra­ti­va de João se pre­ocu­pa em definir o Sen­hor como o Fil­ho de Deus vin­do do céu, aetoj (aetos).

Con­cluí­mos que as Sagradas Escrit­uras apre­sen­tam, do princí­pio ao fim, o Mes­sias prometi­do por Deus. No tem­po deter­mi­na­do Ele incar­nou, toman­do a for­ma humana, e apre­sen­tou-se ao mun­do como o homem per­feito. Mas humil­hou-se toman­do a condição de ser­vo, e assever­ou que veio para servir. Acha­do na condição de escra­vo, foi sac­ri­fi­ca­do e mor­to como um ani­mal inde­fe­so. Após a ressur­reição ascen­deu ao céu, assen­tou-se à dire­i­ta do Pai, está obser­van­do os seres humanos na ter­ra, e inter­cede pelos seus amigos. 

Jesus é o divi­no Fil­ho de Deus, cheio do Espíri­to San­to e de poder, para oper­ar mar­avil­has em nome de seu Pai, e dar a vida em res­gate das suas criat­uras. A pre­sença da letra a (Alef) nos qua­tro seres viventes, que rep­re­sen­tam as fac­etas de nos­so Sen­hor, é mais uma con­fir­mação da divin­dade de Cristo. Ele é Deus. 

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