Written on Março 11th, 2013 by Constantino Ferreira
Descrição de Jesus Cristo
JESUS DESCRITO PELO SEU CONTEMPRÂNEO CÉSAR PUBLIUS LENTULUS
(Governador da Judeia antes de Pôncio Pilatos)
É descrita a fisionomia e o carácter de Jesus ao imperador de Roma
(Tradução da carta original em latim que é conservada em Roma)
Soube, ó César, que tu desejavas saber o que te vou descrever. Vive, neste momento aqui, um homem de grande virtude chamado Jesus Cristo. O povo chama-lhe profeta e os Seus discípulos têm-no por divino. Dizem que é filho de Deus, criador do Céu e da Terra e de tudo quanto neles há.
Em verdade, ó César, cada dia ouvem-se dizer coisas maravilhosas deste Cristo – que ressuscita os mortos e cura os enfermos com uma só palavra.
É um homem de testa mediana, extremamente belo, e cujo rosto tem tanta majestade que aqueles que O olham são obrigados a amá-lo ou a temê-lo. Os Seus cabelos são de cor de Avelã e das orelhas aos ombros são da cor da terra, mais resplandecentes, e este cabelo é apartado ao meio como usam os Nazarenos. A Sua fronte é lisa e serena, o Seu rosto, sem rugas e manchas, é ligeiramente rosado. Do nariz aos lábios não se pode dizer nada, porque a Sua barba é muito espessa, é semelhante ao cabelo, não muito comprida e separada ao meio.
Os Seus olhos, cujo olhar é terrível e poderoso, são como os raios do Sol. Ninguém pode olhá-lo fixamente por causa do Seu esplendor: quando condena tremem, quando repreende choram.
Nunca alguém O viu rir, dizem, mas têm-no visto chorar.
As Suas mãos e os Seus braços são belos.
Numa reunião, a Sua conversa é um prazer para aqueles que O ouvem, mas raramente O encontram. A Sua apresentação é muito modesta.
É o homem mais belo que se possa ver ou imaginar, é parecido com Sua mãe, que é a mais bela mulher que se tem visto nestas regiões. Contudo, se a tua majestade, ó César, deseja ainda vê-lO como me disseste nos teus avisos, diz-me que eu não deixarei de to enviar.
O Seu saber espanta toda a gente em Jerusalém. Nada estudou e conhece todas as ciências.
Caminha descalço e descoberto. Muitas pessoas, ao vê-lO riem-se dele, mas tremem e admiram-se quando estão na Sua presença. Dizem que nunca foi visto nem ouvido homem assim nesta região.
Em verdade, como dizem os hebreus, nunca ninguém ouviu tais palavras – doutrina que ensina Jesus Cristo – e dizem ser ela de um alto alcance; e muitas pessoas, entre os hebreus, crêem que Ele é divino; outras, porém, acusam-no dizendo que é contra a tua majestade, ó César, e o que tu mandares será executado.
O mui fiel e obediente servo de tua majestade
Publius Lentulus
Governador da Judeia
(O texto original encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Comprovada a sua autenticidade, tornou-se, fora da Bíblia, o documento mais importante sobre a pessoa de Jesus Cristo. Ainda que o documento seja apócrifo, contém uma descrição certa do carácter de Jesus Cristo conforme apresentado nas Escrituras Sagradas)
Both comments and pings are currently closed.