Written on Junho 6th, 2007 by Constantino Ferreira
Doutrinas Fundamentais
DOUTRINAS FUNDAMENTAIS
À luz da tradição mosaica, doutrina significa aquilo que é recebido expressamente para ensino. O corpo de doutrina é expresso pelo vocábulo hebraico ‘Torá’ conforme se lê em Génesis 26.5: “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.” E em Isaías 1.10 lê-se: “Ouvi a Palavra do Senhor, vós os príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.”
À luz dos vocábulos gregos significa tanto o conteúdo como o acto de ensinar. Jesus respondeu aos fariseus e disse-lhes: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo” (Jo. 7.16,17).
As doutrinas fundamentais, que devem ser conhecidas por todos os cristãos, constam em toda a Sagrada Escritura, “que é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tm. 3.16,17).
Importância da sã doutrina
A sã doutrina é formulada por ensinamentos fiéis à Palavra de Deus, sem violar nenhum dos mandamentos. Cristo referiu-se à importância de ensinar a sã doutrina da seguinte maneira: “Qualquer, pois, que violar um destes pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; porém, aquele que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mt. 5.19). Paulo adverte que o presbítero deve manter firme e fiel a palavra que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para corrigir como para convencer os contradizentes; porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores (Tt. 1.9).
A sã doutrina é importante para os cristãos saberem que têm vida nova pela fé em Jesus Cristo. Como escreveu João: “Estes, porém, foram escritos para que creiais em Cristo e tenhais vida em seu nome” (Jo. 20.31; 1 Jo. 5.13). Nós sabemos, pela sã doutrina das Escrituras, que o amor é o cumprimento de toda a lei (Gl. 5.14). Nós sabemos que passámos da morte para a vida porque amamos os irmãos (1 Jo. 3.14). Nós sabemos que somos uma nova criação em Cristo (2 Co. 5.17). Também sabemos que somos ouvidos por Deus e que receberemos o que pedirmos segundo a sua vontade ( Jo. 5.14).
A sã doutrina é importante para os cristãos desenvolverem o carácter cristão à semelhança do seu Senhor. Se a raiz da árvore é santa também os ramos o são (Rm. 11.16. Jo. 15.1–7). Se o Pai é santo também os filhos o são (1 Pd. O conhecimento da sã doutrina é importante para ajudar os cristãos a repudiar as falsas doutrinas, porque haverá falsos mestres ensinando heresias de perdição (2 Pd. 2.1,2). Himeneu e Fileto perverteram a fé de alguns dizendo que a ressurreição já tinha acontecido (2 Tm. 2.17,18). Pedro advertiu que nos últimos dias muitos escarnecerão da esperança na vinda do Senhor (2 Pd. 3.3). Em nossa época estamos assistindo, com tristeza, a este desaforo.
É importante para os cristãos apresentarem claramente a mensagem da salvação. Cuidar da sã doutrina para convencer do pecado (Tt. 1.9,10). Usar a sã doutrina para salvar alguns da condenação; (1 Tm. 4.16). Ensinar a sã doutrina para haver vidas santificadas. Eis o conselho de Paulo: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Em tudo te dá por exemplo de boas obras, na doutrina mostra incorrupção (Tt. 2.1,7). “Se alguém ensina outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras…; contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade…”(1 Tm. 6.3–5).
Both comments and pings are currently closed.