ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
E Deus continuou: «Dou-vos todas as plantas que produzem semente e que existem em qualquer parte da terra, e todas as árvores de fruto, com a sua semente própria. É isso que devem comer. Dou todas as verduras como alimento aos animais e aves, a todos os seres vivos que andam sobre a terra.» E assim aconteceu. E Deus achou que tudo aquilo que tinha feito era muito bom. Passou uma tarde e veio a manhã: o sexto dia. (Gen 1:29–31)
Nota: Deus planeou a nossa alimentação à base de plantas e frutos. Se a nossa dieta for variada, segundo o plano divino, gozaremos saúde e teremos energia para as nossas atividades diárias. Cumpramos o propósito do Criador para desfrutar mais saúde e viver mais felizes. Deus vos abençoe.
O DESCANSO
Assim ficaram completos o céu e a terra, com tudo aquilo que contêm. No sétimo dia, Deus tinha completado a sua obra e nesse sétimo dia Deus descansou dos trabalhos que tinha vindo a fazer. Deus abençoou o sétimo dia e fez dele um dia sagrado, pois foi o dia em que ele descansou. É esta a história da criação do céu e da terra. Quando o SENHOR Deus fez a terra e o céu, ainda não havia plantas na terra nem tinha brotado a erva. É que o SENHOR Deus não tinha feito cair a chuva sobre a terra nem existia nenhum ser humano para trabalhar nela, mas uma corrente de água começava a brotar da terra e regava os campos. (Gén 2:1–6)
Nota: O trecho diz que Deus descansou dos seus trabalhos criativos. Mas Jesus afirma que o Pai continua a trabalhar, mesmo no sétimo dia, e Ele trabalha também (João 5:17). O sétimo dia de uma semana de trabalho tornou-se dia consagrado ao Criador. Jesus também colaborou na criação, conforme atesta João no seu Evangelho (João 1:1–3). Na vida moderna os trabalhadores podem descansar em qualquer dia, após seis dias de trabalho. Mui especialmente, muito cedo foi consagrado o primeiro dia da semana, o qual foi denominado “domini” (dia do Senhor) por ser nesse dia, de madrugada, que Jesus ressuscitou. O Pai terminara o trabalho da criação com a criação do homem. O Filho terminara o trabalho da redenção do mesmo homem. O cristão deve consagrar a Deus o seu dia de descanso e passar algum tempo com Ele. Deus vos abençoe.
O HOMEM NO PARAÍSO
O SENHOR Deus modelou o homem com barro da terra. Soprou-lhe nas narinas e deu-lhe respiração e vida. E o homem tornou-se um ser vivo. O SENHOR Deus preparou um jardim em Éden, lá para o oriente, e colocou nele o homem que tinha modelado. Da terra, fez nascer toda a espécie de árvores que eram agradáveis à vista e davam bons frutos para comer. No meio do jardim estava a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Em Éden nasce um rio que rega o jardim e depois se divide em quatro rios diferentes. (Gén 2:7–10)
Nota: Depois de haver criado toda a sorte de plantas, Deus criou o homem e colocou‑o no jardim do Édem, chamado paraíso. Ali havia tudo o que era necessário para viver, mas havia também a árvore da vida e a árvore da morte. Contudo, esta foi interdita a Adão e Eva; porém, como desobedeceram à ordem divina, foram expulsos do jardim e privados da árvore da vida. Sofreram as consequências do seu pecado e morreram, legando aos descendentes o mesmo destino. Deus não ficou contente com esta situação e enviou seu Filho a fim de resolver o caso. Na cruz redimiu a humanidade pecadora e deu-lhe a possibilidade de se aproximar da árvore da vida e comer do seu fruto para saúde e vida das nações, conforme Apocalipse 22:1–3. Deus vos abençoe.
Continua AQUI