TÍTULO: Esboco-do-pentateuco / Gráficos-do-pentateuco
Pentateuco vem de (Penta + teuchos), estojo para cinco rolos de papiro. O Pentateuco recebe também o nome de “Lei, a Lei de Moisés, o livro da lei de Deus; em hebraico é Tora, que significa ensinamento.
AUTORIA DO PENTATEUCO
A tradição, tanto judaica como da Igreja, aceita que esses livros foram escritos por Moisés. Todavia, Baruch Spinoza, filósofo holandês de ascendência judaico-portuguesa, em 1671, começou a questionar a autoria mosaica com base textual e linguística. Então, outras teorias apareceram sobre o assunto do Pentateuco. O aparecimento no texto de diferentes nomes de Deus, estilos literários diferentes, e enumeração de fases diferentes do desenvolvimento do culto judaico, têm levado alguns críticos a supor que a existência de vários documentos originais serviram para a sua compilação.
HIPÓTESE DOCUMENTAL DO PENTATEUCO
A crítica literária avançou com a hipótese de o Pentateuco ser produto da reunião de quatro documentos de vários autores. Assim:
J – (Javé) teria sido escrito c. de 950 a.C. por um escritor desconhecido do reino sul.
E – (Eloim) teria sido escrito c. de 850 a.C. por escritor desconhecido do reino do norte.
JE – um redactor desconhecido c. de 650 a.C. terá combinado JE num único documento.
D – (Deut.) teria sido composto sob a direcção do sumo sacerdote Hilquias com o patrocínio do rei Josias c. 650 a.C.
P – (Código sacerdotal) teria sido composto em várias etapas a partir do exílio, desde Ezequiel, c. 525 a.C.
Estas teorias questionam a inspiração divina por duas maneiras:
a) Em vez de serem tomadas como palavras do profeta de Deus são consideradas produto da imaginação humana.
b) A pretensa inexactidão histórica induz a ver os documentos como mitos inventados por devotos religiosos.
AUTORIA CONFIRMADA
1. Moisés é considerado o mais erudito da antiguidade e aquele que confessou escrever sob a direcção de Deus (Êx. 17.14; 34.27; Dt. 31.9, 24; Act. 7.22).
2. Há uma continuidade de conteúdo, estilo e género de palavras nos cinco livros.
3. Cristo e os escritores do N.T. afirmam ser Moisés o autor da Lei (Jo. 1.17; 5.47; 7.19; Rm. 10.5, 19).
4. As evidências arqueológicas confirmam que houve intensa actividade literária pelo menos a partir da época de Abraão.
5. Moisés terá usado alguns desses documentos antigos de acordo com a inspiração divina, assim como Lucas se informou dos factos que relatou (Lc. 1.1–3).
IMPORTÂNCIA DO PENTATEUCO
A importância do Pentateuco é avaliada meditando nos seus cinco temas respectivos:
1. Cósmico. Explica o cosmos e a sua primeira causa. A primeira frase é esclarecedora quando diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.
2. Étnico. Descreve o começo e a expansão das três principais divisões das raças: oriental, negroide e ocidental.
3. Histórico. É único a traçar a origem do homem numa linha contínua a partir de Adão e da implantação do reino teocrático.
4. Religioso. revela a pessoa e o carácter de Deus, a criação e queda do homem, e as alianças e promessas divinas da redenção.
5. Profético. É a origem dos temas proféticos em toda a Bíblia. Toda a sua história gira em torno do Messias e do reino messiânico.
MÊS HEBRAICO
Os meses em Israel eram lunares; começavam sempre com a lua nova e eram anunciados pelo som de trombetas. No princípio somente quatro tinham nomes: os dois primeiros, Abibe e Zive, na primavera; o sétimo e o oitavo, Etanim e Bul, no outono. Durante, ou após o exílio, Abibe passou a chamar-se Nisã, e os outros, de ordem numérica, receberam nomes. Visto que o mês lunar é de cerca de 29 dias foi intercalado o 13º trienalmente, chamado Ve-adar, ou Adar II.
ANO HEBRAICO
O ano hebraico era lunissolar e fixava as festas anuais na lua nova. O ano sagrado começava na lua nova do equinócio da primavera, 1º dia de Abibe. Os judeus modernos usam um calendário civil que começa na lua nova do equinócio do outono, 1º dia de Tishri. Como o ano lunar tinha 12 meses de 29 ou 30 dias alternadamente era compensado com o mês intercalar “Ve-adar” cada três anos, após o último mês lunar Adar. Assim, era conseguido o ano lunissolar. Este sistema dificulta seriamente a tradução exacta das datas hebraicas, sendo referida somente a aproximação.
TEMAS DO PENTATEUCO
1. A PESSOA DE DEUS
Génesis – Deus é soberano sobre a criação, o homem e as nações.
Êxodo - Deus tem poder para julgar o pecado e redimir o pecador.
Levítico – Deus é santo e provê as condições para uma vida santa.
Números – Deus é bom e justo para disciplinar o seu povo.
Deuteronómio – Deus é fiel para cumprir as suas promessas.
2. O PROGRAMA DE DEUS
Génesis – Preparação e regulamento do Reino de Deus.
Êxodo – Inauguração e legislação do Reino de Deus.
Levítico – Organização espiritual do Reino de Deus.
Números – Organização política do Reino de Deus.
Deuteronómio – Reorganização do Reino para Canaã.
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