Written on Janeiro 6th, 2013 by Constantino Ferreira
Já Sabemos Tudo?
“Ora, vós tendes a unção da parte do Santo e sabeis tudo.” (1 João 2:20)
Questão
Quem tem Cristo e a sua unção já sabe tudo e não precisa de estudar para saber mais?
Pelo facto de desprezarem o contexto apareceu uma interpretação errada dos versículos 20 e 27 que levou muitos a descurar a preparação bíblica através do estudo académico porque a unção que possuíam os ensinava e já sabiam tudo.
O facto de desprezar o contexto bíblico imediato levou ao erro de permanecer na ignorância a pretexto de saber tudo. Vejamos o que diz o apóstolo João na sua primeira carta de instrução:
1 Jo 2:21–23 “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.”
Versões
Eis quatro traduções do mesmo versículo para comparação:
1 Jo 2.20 E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. (Almeida)
1 Jo 2:20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. (Almeida)
1 Jo 2:20 But ye have an ointment from that Holy one, and know all things. (Geneva)
1 Jo 2:20 But ye have an unction from the Holy One, and ye know all things. (King James)
1 Jo 2.20 But you have an anointing from the Holy One and all of you know the truth.(NIV)
1 Jo 2:27 “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.” (Almeida)
Conclusão
Ao observar o contexto notaremos que João lidava com a crise gnóstica. Os versos 21,23 declaram que os cristãos sabiam a verdade acerca de Jesus como Filho de Deus e Messias (Cristo) e não tinham necessidade de receber outro ensinamento sobre o assunto.
João combatia a filosofia gnóstica, disseminada por judeus gregos influenciados pela filosofia grega, que tentava relegar Jesus para uma existência simplesmente humana, negando assim a incarnação do Messias como ele tinha ensinado e escreveu no seu evangelho.
João tinha que defender a verdade sobre Cristo alertando os crentes para o falso ensinamento em voga. De modo semelhante temos de fazer actualmente, avisando os cristãos acerca das interpretações perniciosas por falta de preparação adequada.
Por conseguinte, convém que o leitor obtenha uma adequada preparação bíblica a fim de não ser enganado por falsas interpretações.
Both comments and pings are currently closed.