NOTAS NA 1ª CARTA DE JOÃO
AMOR vs ÓDIO
Aquele que diz que está na luz, e odeia seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1Jo 2:9–11)
Nota: A luz e as trevas jamais andarão juntas, quando uma aparece a outra desaparece. Assim é com o crente que alega viver na luz, mas odeia o irmão que não procede corretamente. Deste modo vive no engano porque o ódio não pertence a Deus, mas ao seu adversário. Por conseguinte, vivamos em amor constante, amando mesmo os que nos prejudicam, e, às vezes, bastante. Deus é amor e seus filhos vivem em amor constante. Deus vos abençoe.
GRANDE PRIVILÉGIO
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. (1Jo 3:1-3)
Nota: O nosso grande privilégio é sermos filhos de Deus por nascimento mediante a fé no Senhor Jesus Cristo. Pelo facto de sermos filhos recebemos o ADN do Pai, que é amor e justiça. Quem não tiver estes dois prova que não é filho de Deus. Hoje somos filhos de Deus, mas, quando Jesus se manifestar somos afetados pela sua presença e tornamo-nos semelhantes a Ele. Esta esperança dá-nos o desejo de pureza para estarmos na sua presença. Deus vos abençoe.
DUAS FAMÍLIAS SÓ
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. (1Jo 3:9-11)
Nota: O apóstolo alega que o filho de Deus não peca normalmente, mas se pecar temos o advogado Jesus que intercede por nós para sermos perdoados. Melhor é não cometer pecado, mas convém recordar que o nosso advogado está na presença do Pai e intercede a nosso favor. Ele não quer que nenhum dos seus se perca e seja condenado. Vivamos, pois, em amor constante como prova da nossa filiação divina. Deus vos abençoe.
Continua AQUI