Leitura: Salmo 92:1–15
“Os justos… estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes para proclamarem que o Senhor é recto.” (vv. 13–15)
Reflexão
Este cântico é um convite ao louvor a Deus em virtude dos benefícios alcançados devido ao Seu poder. No final refere-se aos crentes que visitam regularmente a casa do Senhor, comparando-os a plantas que florescem e frutificam na estação própria. Geralmente, as plantas dão fruto de acordo com a sua qualidade e a do terreno onde estão plantadas. Algo semelhante acontece connosco, o lugar que visitamos influencia a nossa maneira de ser e agir.
Aqueles que costumam visitar regularmente a casa do Senhor são alimentados pela Palavra de Deus, a qual exerce grande influência sobre nós de modo a agirmos corretamente. Quando as nossas raízes estão em Deus e na Sua Palavra permanecemos firmes, inabaláveis por qualquer tempestade, e capacitados para frutificar segundo o dom de cada um. Os justos arraigados na casa do Senhor serão lavoura de Deus e crescerão harmoniosamente sob o Seu cuidado. Os justos crescerão, sobretudo, na fé e no conhecimento de Deus até atingir a maturidade.