CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA I
A primeira vez que algo sobre o nome pessoal de Deus é mencionado no Antigo Testamento é no versículo catorze do capítulo três de Êxodo. Quando Moisés perguntou qual era o Seu nome foi-lhe dito: “Eu Sou o que Sou” que em hebraico se escreve da direita para a esquerda, hyha r>a hyha e se lê a’hyah asher a’yah.
A palavra a’hyah equivale ao nosso verbo Ser e significa eu serei, ou Eu Sou. Mas em hebraico tem um significado mais profundo: O Deus revelado a Moisés é Deus do passado, do presente e do futuro. Ele pertence à eternidade e é omnisciente, omnipresente e omnipotente. É a Rocha duradoura e inabalável.
E no versículo quinze Moisés é instruído a dizer que hvhy (YHWH) o Deus de seus pais o tinha enviado a eles. Comparando as palavras notamos aqui uma mudança de sinais (ya por vy). Isto deve-se à mudança de forma verbal. Vejamos que hvh (ha’vah) serve para dizer ‘ele é’, e acrescentando o y (iôd) no princípio temos hvhy (YHWH) ou Jeová.
Comparemos algumas formas do verbo ser para entender o nome de Deus:
hyh (ha’yah) = ele era
hyhy (yi’yeh) = ele será
hvh (ha’vah) = ele é
hvhy (YHWH) = o Nome
Na Bíblia lemos que Deus criou o Homem à Sua imagem e semelhança. Criou-nos com personalidade, emoções, sentido de humor, criatividade, e capacidade para amar, porque Ele reúne todas essas características, é a Sua real essência. Isto tem duas finalidades: A primeira é para podermos relacionar-nos mutuamente. A segunda é para podermos revelá-lo no mundo. Infelizmente essa imagem desapareceu por causa do pecado. Mas Jesus veio oferecer-nos essa possibilidade e deu-nos o exemplo. Ele era a verdadeira imagem de Deus e podia dizer: “Quem me vê a mim vê ao Pai.”
y
h
v
h
Ora, com as letras hebraicas do nome de Deus, em ordem descendente, pode-mos ver a forma de um homem com cabeça, braços, tronco e pernas, e um significado muito profundo. O Homem foi criado à imagem do seu Criador para o representar na terra. E a ressurreição de Cristo deu-nos a possibilidade de viver em nós para que o Pai seja conhecido na sua verdadeira essência espiritual e moral: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.” Assim seja.
Proveniente do verbo louvar, llh (halel) e das iniciais do nome de Deus, hy (yah) temos a palavra hyvllh (halelúia) cujo significado é ‘louvai a Ya’ e que nos Salmos aparece escrito ‘louvai ao Senhor’, para evitar pronunciar o nome, devido a ter-se perdido a verdadeira pronúncia do mesmo. Ele é quem merece todo o nosso louvor, tanto pela Sua natureza como pela Sua constante acção em nosso favor.