O Semeador do Campo

 Leitu­ra: Mateus 13:36–43

Expli­ca-nos a parábo­la do joio do cam­po. E ele, respon­den­do, disse: O que semeia a boa semente é o Fil­ho do homem; o cam­po é o mun­do;” (vv. 36–38)

Reflexão

Em con­tin­u­ação do tema ante­ri­or temos o ensi­no sobre boa e má semente, cada uma com resul­ta­dos especí­fi­cos. O bom semeador dei­ta boa semente nos corações humanos deste mun­do, esperan­do obter bons resul­ta­dos da sua sementeira. Quan­do Jesus ini­ciou o Seu min­istério proclam­ou o evan­gel­ho da sal­vação, ou do reino, e con­vi­dou gente a seguí-lo como dis­cípu­los a fim de prepará-los para a mes­ma missão.

Des­de então, o ciclo tem-se repeti­do até aos nos­sos dias com vista ao cresci­men­to do reino de Deus. Mas nem toda a semente é genuí­na, pois out­ro semeador apare­ceu depois a semear out­ra semente. Este semeador é Satanás, que infil­tra dis­farçada­mente doutri­nas espúrias entre o povo de Deus. Muitos, por estarem incau­tos, recebem essas doutri­nas como ver­dade, mas no cresci­men­to é rev­e­la­da a sua ver­dadeira natureza.

É con­ve­niente obser­var muito bem a origem da semente e o carác­ter do semeador para não aceitar joio por tri­go. Pois, na col­hei­ta ambos são sep­a­ra­dos, indo cada semente para o seu dev­i­do lugar. Enquan­to o tri­go da boa dout­ri­na é guarda­do no celeiro divi­no, o joio da fal­sa dout­ri­na é queima­do no fogo eter­no. Como disse o Sen­hor: “Por­tan­to, pelos seus fru­tos os con­hecereis. Nem todo o que me diz: Sen­hor, Sen­hor! entrará no reino dos céus, mas aque­le que faz a von­tade de meu Pai, que está nos céus.” 

Oração: Agradeço, meu Sen­hor, pela Tua boa Palavra. Aju­da-me a dis­cernir o tri­go do joio para não ser engana­do. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »