Leitura: 2 Tessalonicenses 1:1–12
“Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para os outros.” (v. 3)
Reflexão
Este capítulo reflecte claramente o estado espiritual da igreja em Tessalónica. O apóstolo rende graças a Deus pelo facto de os cristãos desenvolverem de tal forma a sua fé e o seu amor, e exalta-os nas demais igrejas devido à sua perseverança, apesar das perseguições e aflições sofridas. Que este seja presentemente o nosso testemunho, e alguém diga o mesmo acerca de nós. Embora esperemos os louvores no céu, é vantajoso que o nosso testemunho seja divulgado na terra para glória de Deus.
Quando a fé cresce ficamos aptos a suportar todas as coisas dolorosas, a resistir às calúnias e aos maus tratos. A fé impele-nos para diante, com os olhos postos em Jesus, o alvo da nossa esperança. A fé traduz-se por confiança, certeza na vitória, ou desenvolvimento gradual da vida espiritual para a vitória temporal. Ser uma pessoa de fé significa ser constante nos propósitos e alcançá-los com o auxílio do Espírito Santo.
Certa vez disse Jesus: “Ó mulher, grande é a tua fé! seja feito como queres.” Com o desenvolvimento da fé o amor aumenta e trasborda de uns para os outros. O amor de Deus, derramado pelo Espírito Santo, passa de nós à medida que é exercitado mutuamente. Deus amou-nos primeiro para nós amarmos em seguida, segundo o Seu exemplo, como corrente de águas vivas. Este nosso testemunho será abençoado.
Oração
Meu Deus, agradeço a fé e o amor, e rogo que me ajudes no desenvolvimento de ambos para melhorar o meu testemunho.