OU ELEITOS
“Porque os que dantes conheceu, também predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de ele ser o primogénito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29,30
Questão
Não conhece Deus todas as pessoas criadas por Ele? Como é possível que Deus tenha escolhido antecipadamente somente alguns?
Contexto bíblico
Comecemos por dizer que Deus é justo e não faz acepção de pessoas, como está escrito: “Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem recebe suborno” (Dt 10:17). E Pedro, na casa de Cornélio, afirmou: “Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.” (At 10:34).
Deus escolheu, porém, um casal para formar com ele um povo especial que servisse no seu propósito, conforme Paulo relembra numa assembleia de sinagoga: “O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egipto, de onde os tirou com braço poderoso” (At 13:17). De acordo com a palavra de Deus escrita em Êxodo 19:5,6: “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
Aquele povo eleito é Israel, que Jesus repreendeu por ter falhado no cumprimento da sua missão. Ele contou até uma parábola sobre um lavrador a quem tirou a sua vinha para entregar a outros mais fieis. Deus tinha o plano B desde o princípio, e accionou‑o enviando por todo o mundo a convidar as pessoas para o seu reino. S. Paulo faz referência a isto quando escreve: “como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adopção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade” (Ef 1:4,5) “no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade” (Ef 1:11).
O Senhor não quer que alguém se perca. Ele deseja intensamente que todos sejam salvos, “pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:3,4). Contudo, nem todos desejam a salvação, e é aqui que está a diferença. Enquanto uns aceitam o convite, outros rejeitam-no deliberadamente; e Deus, que é antecipadamente conhecedor dessa deliberação pessoal, não conta com eles no número dos eleitos. Embora tenham sido também eleitos, rejeitam a eleição e ficam privados de fazer parte da comunidade dos santos.
Toda a eleição é feita com um propósito definido, e com Deus não seria diferente. Paulo fornece-nos os graus da ascensão dos eleitos que aceitam tomar parte no propósito de Deus: “aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.” (Rm 8:30). Os pecadores são eleitos e chamados para a justificação, e logo que justificados ficam em paz com Deus (Rm 5:1). E os justificados serão glorificados junto do Senhor que os salvou, como está escrito: “e, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8:17).
Deus determinou previamente a salvação dos pecadores porque não deseja que alguém se perca. Quando é aceite essa determinação, o pecador é perdoado e declarado justo pelos méritos de cristo. Imediatamente recebe o direito de se chamar filho de Deus. Logo, como filho torna-se herdeiro do Pai, cujas bênçãos são eternas. Finalmente, aqueles que aceitam a eleição prévia de Deus serão glorificados à semelhança de Cristo, de acordo com as sua palavras. Aos doze disse: “Em verdade vos digo, a vós que me seguistes que, na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.” (Mt 19:28). E acerca de todos o Senhor orou:
“Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo 17:24). Paulo confirmou: “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Rm 8:18). …“na esperança de que também a própria criação há-de ser liberta do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Rm 8:21) …“para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios” (Rm 9:23,24). “Mas todos nós, com rosto descoberto, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Co 3:18). “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.” (Cl 3:4).
Deus, que criou o homem à sua semelhança, predeterminou que os pecadores fossem restaurados conforme a imagem de seu Filho, como escreveu Paulo: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Ef 4:13). Os outros rejeitam esta eleição, da mesma forma que alguém pode rejeitar a eleição para ser director duma grande Companhia. De acordo com Paulo, os pecadores são eleitos para a comunhão: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.” (1 Co 1:9). Foram eleitos para a santificação: “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade” (2 Ts 2:13). Foram eleitos para enriquecer na fé: “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2:5).
Quando Jesus separou doze dos seus discípulos para lhes entregar a liderança da Igreja, ele orou e chamou os que ele quis dentre os demais discípulos. Observemos alguns trechos onde Jesus refere aos discípulos a sua eleição: “Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo.” (Jo 6:70). “Não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura, o que comia do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.” (Jo 13:18). “Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15:16). “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (Jo 15:19). Aqui está sempre referindo-se aos que chamou para a missão apostólica.
Quando chegar o tempo determinado “logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu.” (Mc 13:27). “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade, como reis, por uma hora, juntamente com a besta.” (Ap 17:12). “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, eleitos, e fiéis.” (Ap 17:14). Esses eleitos chamados serão aqueles que aceitaram o convite e, por consequência, seus nomes foram inscritos no livro da vida. Eis um testemunho de Paulo: “E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.” (Fl 4:3).
Conclusão
Deus predestinou o homem que criou para ser a sua imagem, porém, por causa do pecado essa semelhança desapareceu. Contudo, o Senhor omnisciente tinha também preparado a solução para esse facto que, no tempo determinado enviou a fim de restaurar o homem caído, de acordo com as Escrituras: “vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adopção de filhos.” (Gl 4:4,5).
Ora, assim como o nascimento biológico obriga ao registo do nascido, a adopção, ou nascimento espiritual, exige igualmente o registo dos adoptados em livro especial. Estes têm direitos especiais porque acataram ordens especiais do Soberano Pai. Eis algumas Escrituras comprovativas: “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5). “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Ap 20:12). Acerca da nova Jerusalém está escrito: “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Ap 21:27).
O sofrimento no lago de fogo não foi criado para o homem, mas para o Diabo e seus anjos perversos, segundo as próprias palavras de Jesus: “e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:33,34). “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos.” (Mt 25:41). “A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo e vai para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e que tornará a vir.” (Ap 17:8). “E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:15).