A PAZ E A HARMONIA DO UNIVERSO
Os céus, revolvendo-se sob o governo de Deus, estão sujeitos a Ele em paz. Dia e noite percorre o curso traçado por Ele, sem impedimento algum. O sol e a lua, na companhia das estrelas, deslocam-se em harmonia segundo o Seu comando, dentro dos limites por Ele prescritos, e sem qualquer desvio.
A terra frutífera, segundo a Sua vontade, produz alimentos em abundância, nas estações próprias, para homens, bestas e todos os seres vivos sobre ela, jamais hesitando, nem mudando qualquer das ordenanças que Ele tem fixado. Os insondáveis lugares do abismo, e as indescritíveis disposições do mundo subterrâneo, são controlados pelas mesmas leis.o por Ele, sem impedimento algum. O sol e a lua, na companhia das estrelas, deslocam-se em harmonia segundo o Seu comando, dentro dos limites por Ele prescritos, e sem qualquer desvio.
O vasto e imensurável mar, reunido pela Sua acção em vários fundamentos, nunca passa além dos limites traçados à sua volta, mas faz como lhe tem sido ordenado. Pois Ele disse: “ Até aqui virás, e as tuas vagas se desfarão em ti”. O oceano, intransitável ao homem, e os mundos além dele, são regulados pelos mesmos decretos do Senhor.
As estações de primavera, verão, outono e inverno, pacificamente dão lugar umas às outras. Os ventos nos seus vários quartos lunares cumprem, no tempo próprio, o seu serviço sem obstáculo algum. As fontes jorrando constantemente, formadas tanto para prazer como saúde, fornecem sem falha as suas emoções à vida dos homens.
Os mais pequenos seres vivos encontram-se em paz e concórdia. Todos estes, o grande Criador e Senhor de todos, tem designado para existirem em paz e harmonia, enquanto Ele faz bem a todos, mas, mais abundantemente a nós, que temos corrido ao refúgio da Sua compaixão, através de Jesus Cristo nosso Senhor, a quem seja dada glória e majestade para sempre e sempre. Amén.
Clemente de Roma, 1 Coríntios, Cp. 20 (c. 37–100 A.D.)