Leitura. Mateus 18:1–10
“Jesus disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” (vv. 3, 4)
Reflexão
Temos aqui dois factores a considerar: A entrada no reino de Deus e a posição de cada discípulo. A entrada exige conversão sincera, ou, arrependimento com genuína mudança de vida. A posição da cada um é definida de acordo com a humildade pessoal. Para sabermos quem é o maior no reino dos céus consideremos as palavras seguintes do apóstolo Paulo:
“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que é sobre todo nome para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor para glória de Deus Pai.” (Fl 2:5–11)
A humilhação exige recomeçar do nada, tornarmo-nos como crianças disponíveis para serem orientadas, submissas à vontade dos pais. O próprio Jesus sujeitou-se ao Pai e disse a respeito da Sua morte: “Não se faça a minha vontade, mas a Tua.” Seremos os maiores no reino quando fizermos somente a vontade de Deus. E ninguém despreze nenhum destes pequeninos irmãos a fim de não ser igualmente desprezado. Como disse Jesus: “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
Ajuda-me, Senhor, a ter um coração humilde e a obedecer-Te. Amém.