SALMOS I

NOTAS NO LIVRO DE SALMOS

A FELICIDADE DOS JUSTOS

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Sal 1:1–3)

Nota: David compunha estes poemas a fim de serem cantados pelo povo. O primeiro trata da felicidade devido à obediência à Palavra de Deus. A ordem divina é mais importante que qualquer outra. Por isso, é bem-aventurado aquele que não permanece no pecado, nem toma parte em grupo de escarnecedores. Quando alguém ousa escarnecer de outrem, é conveniente corrigir ou nos afastarmos do grupo, a fim de evitarmos dissabores por causa de terceiros. O nosso maior prazer deve ser a leitura das Escrituras Sagradas, com respetiva meditação, a fim de desenvolvermos nosso conhecimento e fé. Desta forma, seremos como árvores plantadas junto de muita água, as quais dão muito fruto no tempo adequado. Deus vos abençoe.

O CASTIGO DOS ÍMPIOS

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso, os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém, o caminho dos ímpios perecerá. (Sal 1:4–6)

Nota: A impiedade é um pecado grave, que desagrada a Deus, e transforma o indivíduo em rebelde em relação ao Senhor. Os tais serão separados dos justos, e não terão recompensa alguma de sua vida terrena. Quando chegar o dia do juízo, seus nomes não se encontrarão no livro da vida e, deste modo, perdem a vida. Tal como o vento separa a moinha dos grãos, assim também os ímpios pecadores serão separados dos justos, crentes em Jesus Cristo. O próprio Senhor falou que há dois caminhos, um largo, que leva a perdição, outro estreito, que leva à vida. Os que vivem no caminho largo, de facilidades imorais, acabarão por ser condenados. Enquanto os que vivem no caminho estreito, com regras morais, receberão a vida eterna junto de Cristo. Deus vos abençoe.

A REBELIÃO DOS POVOS

Porque se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. (Sal 2:1–5)

Nota: Aqueles que nunca tiveram um encontro com Deus têm imaginações vãs e zombam dos que seguem um caminho segundo a ética divina, bem diferente da moral humana sem Deus. Em todos os lugares existe quem se levanta contra a ideia de Deus e do próprio Jesus Cristo. Ao rejeitar qualquer domínio sobre suas vidas, rejeitam também a orientação divina, que os ajudaria a viver melhor e mais felizes. Mas o Eterno, Deus poderoso, será o último a rir da loucura de tais pessoas. Pois, o final deles será serem lançados na Guena, o lago de fogo ardente, segundo as Escrituras. Embora isto seja verdade, Deus ama a todos e deseja que sejam salvos para desfrutarem da vida eterna junto dele. Deus vos abençoe.

Con­tin­ua AQUI

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »