SALMOS II

NOTAS NO LIVRO DE SALMOS

O REI ELEITO

«Eu próprio consagrei o meu rei, no meu santo monte de Sião.» Anunciarei a decisão do Senhor. Ele disse-me: «Tu és meu filho; desde hoje sou teu pai. Pede-me, que eu te darei a posse de todas as nações e a terra inteira em propriedade. Destruirás os reis com vara de ferro e os farás em pedaços como a um vaso de barro.» (Sal 2:6–9)

Nota: O próprio Deus elegeu o seu rei para governar o mundo. E como ansiamos que seja rápido. As ordens virão a partir do monte Sião, em Jerusalém. O Messias do Eterno Deus virá novamente, mas com uma missão diferente da primeira. Na sua primeira missão deu a vida pelos pecadores, na segunda missão protegerá a vida dos mesmo pecadores. Na sua primeira missão morremos com ele, na segunda missão viveremos com ele. Tudo isto acontecerá pela fé, e sem fé nada acontecerá. Os crentes gozarão a vida com Cristo, os descrentes perderão a vida sem Cristo. Por conseguinte, vale a pena ter o espírito de Cristo e fazer as obras de Cristo para viver com Cristo. Deus vos abençoe.

NOBRE CONVITE

E agora, prestem atenção, ó reis; aprendam a lição, governantes do mundo! Sirvam o Senhor com reverência e regozijem-se com grande tremor. Honrem o filho para que ele não se irrite e acabem por se perder pelo caminho, pois com pouco se pode provocar a sua ira. Felizes aqueles que nele confiam! (Sal 2:10–12)

Nota: Agora, Deus convida os governantes do mundo a a voltarem-se para Ele, a reverenciá-lo e a servi-lo com regozijo. Para isso, é preciso que primeiro haja verdadeiro temor de Deus e tremor por causa dos seus pecados. Quando isso acontecer, haverá verdadeiro arrependimento e conversão sincera, com início de vida nova para glória do Criador. Importa, contudo, honrar o Filho de Deus com uma vida santificada, dedicada ao serviço do reino, onde todos seremos felizes. Aqueles que passarem a confiar nele desfrutarão da felicidade eterna perante o seu Senhor. Deus vos abençoe.

SÚPLICA POR AJUDA

Senhor, são tantos os meus inimigos! Tantos os que se levantam contra mim. Muitos dizem a meu respeito: «Nem Deus o poderá salvar!» Mas tu, Senhor, és o meu escudo protetor; és tu a minha glória e fazes-me erguer a cabeça. (Sal 3:2–4)

Nota: Este salmo é uma oração de David, quando fugia de seu filho Absalão. O rei queixa-se dos seus inimigos, de cujo número o seu filho fazia parte. Zombavam dele de tal maneira, dizendo que nem Deus o ajudaria, que agravava ainda mais o seu sofrimento. Mas David confessa que Deus é o seu escudo, a sua proteção, e o faz vitorioso perante os adversários. David era o homem do coração de Deus e jamais foi abandonado. Quem confia no Filho tem o Pai como amigo e protetor. Deus vos abençoe.

DEUS RESPONDE

Com a minha voz clamo ao Senhor e ele responde-me do seu monte sagrado. Deito-me e durmo toda a noite, depois acordo, porque o Senhor me protege. Não tenho medo dos milhares de inimigos, que me rodeiam para me atacar. Vem, Senhor! Salva-me, ó meu Deus, tu que feres na face os meus inimigos e quebras os dentes aos maus. Ó Senhor envia a salvação e a bênção para o teu povo. (Sal 3:5–9)

Nota: Que confia no Senhor pode clamar por socorro, pois Deus está atento às súplicas do necessitado. Ele ama e tem capacidade suficiente para socorrer aqueles que se abeiram dele com fé. Podem dormir descansados porque têm um Deus poderoso ao seu lado. O nosso principal adversário é Satanás, o qual anda em redor buscando distraídos que possa enganar e fazer cair. Ele pode ainda usar pessoas da sua equipa para fazer o seu serviço. Mas a presença do Senhor é a salvação poderosa do seu povo. Deus vos abençoe.

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »