COMENTÁRIOS EM TESSALONICENSES
A OBRA DA FÉ
Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (1Ts 1:2–5)
Nota: Paulo exalta três características especiais dos tessalonicenses: as obras da fé, o trabalho do amor e a paciência da esperança. É uma trilogia importante que marca os cristãos perante a sociedade. Não basta alardear fé, amor e esperança, convém fazer alguma coisa com elas. Se as obras não salvam, evidenciam a salvação do praticante, como exemplo para salvação de outros. Nós, que vivíamos nas más obras, fomos eleitos para praticarmos boas obras para glória de Deus. Ele vos abençoe.
IMITADORES SINCEROS
E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis em Macedónia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedónia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. (1Ts 1:6–10)
Nota: Paulo alega que os crentes em Tessalónica se tornaram seus imitadores e do Senhor Jesus. Ora, isso é de suprema importância, porque é dessa forma que demonstramos estar seguindo o Senhor e no rumo apostólico. Além disso, convém que a Palavra de Deus seja proclamada em todos os lugares, e a nossa fé seja reconhecida por todos. Paulo salienta que eles esperavam Jesus Cristo ressurreto, que nos livra da ira futura. Deus vos abençoe nesta missão.
NÃO ENGANAR ALGUÉM
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundície, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1Ts 4:6–8)
Nota: Paulo adverte a respeito de opressão e engano, em prejuízo do irmão. Ora, oprimir é escravizar, limitar a liberdade de alguém; e enganar é procurar lucrar com o irmão sem ele se aperceber. Quem tem o Espírito Santo evita tais procedimentos, que desonram a Deus e prejudicam o próximo. Nós fomos chamados para a santidade, e isto devemos sempre procurar para glória de Deus. Deus vos abençoe.
O AMOR FRATERNAL
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedónia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais. E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma. (1Ts 4:9–12)
Nota: O apóstolo exalta os crentes de Tessalónica pelo seu amor fraterno, não somente aos da sua comunidade, mas também a todos os que viviam distantes. Exorta-os, porém, a que desenvolvam ainda mais o seu amor, que é a prova máxima de conhecer Deus. Aconselha-os a viver em paz e cuidar cada um da sua própria vida, trabalhando para ganhar o seu alimento, e viver honestamente como bom testemunho perante os descrentes. Assim seja. Deus vos abençoe.
Continua AQUI