Três Reformas Religiosas I

REFORMA RELIGIOSA DE JOSIAS (c. 639–609 a.C.)

Nesta ocasião estava em causa a idolatria de Israel

O rei man­dou vir à sua pre­sença todos os anciãos de Judá e de Jerusalém, e subiu ao tem­plo do SENHOR com todos os home­ns de Judá e todos os habi­tantes de Jerusalém, sac­er­dotes, pro­fe­tas e todo o povo, pequenos e grandes. Leu, então, diante de todos, as palavras do Livro da Aliança, descober­to no tem­p­lo do SENHOR.

Pon­do-se de pé sobre o estra­do, o rei ren­ovou a aliança na pre­sença do SENHOR, com­pro­m­e­tendo-se a seguir o SENHOR, a obser­var os seus man­da­men­tos, as suas instruções e os seus pre­ceitos, com todo o seu coração e com toda a sua alma, e a cumprir todas as palavras da aliança con­ti­das neste livro. Todo o povo con­cor­dou com esta aliança.

O rei orde­nou, depois, ao Sumo Sac­er­dote Hilquias, aos sac­er­dotes de segun­da ordem e aos portei­ros, que tirassem do tem­p­lo do SENHOR todos os objec­tos fab­ri­ca­dos para o cul­to de Baal, de Achera e de todo o exérci­to dos céus; man­dou-os queimar fora de Jerusalém, no vale de Cédron e levar as cin­zas para Betel.

Des­ti­tu­iu os fal­sos sac­er­dotes, pos­tos pelos reis de Judá a fim de ofer­e­cerem o incen­so nos lugares altos, nas cidades de Judá e nos arredores de Jerusalém, e tam­bém os sac­er­dotes que ofer­e­ci­am o incen­so a Baal, ao Sol, à Lua, aos sig­nos do zodía­co e a todo o exérci­to dos céus.

Man­dou tirar do tem­p­lo do SENHOR o tron­co de Achera e levá-lo para fora de Jerusalém, para o vale de Cédron, onde o queimaram. Depois, man­dou lançar a sua cin­za no sepul­cro comum do povo. Destru­iu os lugares de pros­ti­tu­ição idol­átri­ca do tem­p­lo do SENHOR, onde as mul­heres teci­am véus para Achera. (2 Reis 23:1

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »