REFORMA RELIGIOSA DE CRISTO, (c. 30 a.D.)
Nesta ocasião estava em causa o desrespeito pela Palavra de Deus
Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o Reino do Céu! Nem entrais vós nem deixais entrar os que o querem fazer. Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações! Por isso, sereis mais rigorosamente julgados.
Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito e, depois de o terdes seguro, fazeis dele um filho do inferno, duas vezes pior do que vós! Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Se alguém jura pelo santuário, isso não tem importância; mas, se jura pelo ouro do santuário, fica sujeito ao juramento.’ Insensatos e cegos! Que é o que vale mais? O ouro ou o santuário, que tornou o ouro sagrado?
Dizeis ainda: ‘Se alguém jura pelo altar, isso não tem importância; mas, se jura pela oferta que está sobre o altar, fica sujeito ao juramento.’ Cegos! Qual é o que vale mais? A oferta ou o altar, que torna sagrada a oferta? Portanto, jurar pelo altar é o mesmo que jurar por ele e por tudo o que está sobre ele; Jurar pelo santuário é jurar por ele e por aquele que nele habita; Jurar pelo Céu é jurar pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas. Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, quando por dentro estão cheios de rapina e de iniquidade! Fariseu cego! Limpa antes o interior do copo, para que o exterior também fique limpo. (Mat 23:13-26)
Então, ordenou aos discípulos: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho (do reino) a toda a criatura. O Senhor tinha iniciado a reforma religiosa na sua terra, agora era preciso levá-la a todo o mundo. E seus discípulos cumpriram a sua missão proclamando o evangelho do reino.
Cremos que hoje é necessária outra reforma, voltando às Escri-turas Inspiradas, interpretadas segundo as regras da hermenêutica histórico-gramatical, à luz do seu contexto bíblico e cultural.
Continua AQUI