REFORMA RELIGIOSA DE LUTERO (1517 d.C.)
Estava em causa o desrespeito pela Palavra de Deus e a decadência da Igreja
Lutero escreveu 95 Teses para um debate público.
Exemplo das 95 Teses:
1. Ao dizer: “Fazei penitência”, etc. [Mt 4.17], o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse peni-tência.
2. Esta penitência não pode ser entendida como penitência sacramental (isto é, da confissão e satisfação celebrada pelo ministério dos sacerdotes).
3. No entanto, ela não se refere apenas a uma penitência interior; a penitência interior seria nula se, externamente, não produzisse toda sorte de mortificação da carne.
46. Deve ensinar-se aos cristãos que – a não ser que haja grande abundância de bens – são obrigados a guardar o que é necessário para seus próprios lares e de modo algum gastar seus bens na compra de perdões”.
51. Deve ensinar-se aos cristãos que o papa – como é do seu dever – desejaria dar os seus próprios bens aos pobres homens de quem certos vendedores de perdões extorquem o dinheiro; que para este fim ele venderia – se fosse possível – a Basílica de S. Pedro.
53. São inimigos de Cristo e do povo os que em razão da pregação das indulgências exigem que a Palavra de Deus seja silenciada em outras igrejas.
65. “Os tesouros do Evangelho são redes com que desde a antiguidade se pescam homens de bens” 66. “Os tesouros das indulgências são redes com que agora se pescam os bens dos homens”.
85. “Por que o papa não esvazia o purgatório por um santíssimo acto de amor e das grandes necessidades das almas; isto não seria a mais justa das causas visto que ele resgata um número infinito de almas por causa do sórdido dinheiro dado para edificação de uma basílica que é uma causa bem trivial?” .
LER MAIS AQUI